Legislativo têm pedido atendido e celebra reforma do monumento aos heróis da Revolução Constitucionalista de 1932
Durante a 42ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Assis, realizada na segunda-feira, 1º de dezembro, o vereador Gerson Alves destacou a conclusão da reforma do monumento em homenagem aos heróis da Revolução Constitucionalista de 1932, obra aguardada pela população e que devolve dignidade a um dos principais símbolos históricos do município.
O parlamentar relembrou que a demanda pela recuperação do monumento não é recente. Em 2024, ele apresentou a Indicação nº 184/2024, solicitando oficialmente a reforma do local. No entanto, em maio de 2025, já na atual administração municipal, o vereador reforçou pessoalmente o pedido junto ao Executivo, destacando a urgência da intervenção diante do estado de deterioração do patrimônio.
Na ocasião, Gerson ressaltou que o monumento, apesar de sua importância para Assis e para a memória da Revolução Constitucionalista de 1932, encontrava-se esquecido. “É a história do Estado de São Paulo que passa por aquele monumento. Um espaço dessa grandeza não pode ser deixado de lado. Agora, quem passa por ali pode realmente reverenciar a memória de tantos heróis que fizeram parte da história, não somente de São Paulo, mas do Brasil. Heróis têm que ser lembrados, jamais abandonados”, destacou.
Ele reiterou ainda sobre a importância da preservação histórica como base para o desenvolvimento cultural do país, considerando que a memória e cultura, são fundamentais.
O autor da Indicação agradeceu à administração pública municipal pela sensibilidade em atender a demanda e pela valorização do patrimônio histórico assisense, o qual está localizado na Rua Erasmo Mercadante com a Capitão Francisco Rodrigues Garcia, no centro de Assis.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis