Legislativo solicita dados da vacina VSR para gestantes em Assis
Durante a 44ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Assis, realizada na segunda-feira, 15, foi apresentado o Requerimento nº 703/2025, de autoria do vereador Pastor Edinho, solicitando informações do Poder Executivo sobre a disponibilização da vacina contra o Vírus VSR - Sincicial Respiratório, para gestantes na Rede Pública Municipal de Saúde.
De acordo com o parlamentar, especialmente as gestantes atendidas pelo SUS - Sistema Único de Saúde, estão em busca de esclarecimentos sobre o início da imunização em Assis, cuja demanda surge após o anúncio do Ministério da Saúde, no início deste mês, sobre a distribuição nacional da vacina contra o VSR.
Segundo informações oficiais, o primeiro lote do imunizante, composto por 673 mil doses, já foi encaminhado às unidades da federação, incluindo o Estado de São Paulo, quando o foco da imunização é a proteção dos recém-nascidos contra a bronquiolite, uma das principais causas de internação infantil.
O autor do documento destaca ainda a gravidade do problema de saúde pública causado pelo VSR.
“Em 2025, até o dia 22 de novembro, o Brasil registrou 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocados pelo VSR. Desse total, mais de 35,5 mil hospitalizações ocorreram em crianças com menos de dois anos, o que representa 82,5% dos casos”, relembra Pastor Edinho.
Ele ressalta ainda que, informações divulgadas pelo Ministério da Saúde indicam que o Estado de São Paulo deverá receber 134.555 doses do imunizante. “Com isso, o requerimento apresentado busca esclarecer se Assis já recebeu ou irá receber as doses, bem como quais serão os critérios e o cronograma para a vacinação das gestantes no município”, enfatiza.
O documento segue para apreciação do Poder Executivo, que deverá prestar os esclarecimentos solicitados ao Legislativo.
Sobre o imunizante
A vacina é ofertada gratuitamente pelo SUS e destinada às gestantes a partir da 28ª semana de gestação. O esquema vacinal consiste em dose única, recomendada a cada nova gravidez, com o objetivo de reduzir significativamente os casos de bronquiolite em bebês.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis