Legislativo e Ministério Público buscam medidas urgentes para preservação da água em Assis

Em meio ao período de estiagem que afeta Assis e toda a região, cresce a preocupação com a segurança hídrica do município. Para discutir ações emergenciais e de longo prazo, a Câmara Municipal representada por membros da Frente Parlamentar do Meio Ambiente participaram na segunda-feira, 6, de reunião técnica com representantes do GAEMA – Grupo de Atuação Especial de Defesa ao Meio Ambiente, do Ministério Público.
A visita teve como principal objetivo unir esforços entre o Legislativo e o Ministério Público para enfrentar a crescente ameaça às nascentes e ao sistema hídrico local, pressionado pelas condições climáticas e em muitos casos, pela ação humana.
Segundo o promotor de Justiça Dr. Luís Fernando Rocha, responsável pelo GAEMA Médio Paranapanema, a situação exige respostas rápidas e planejadas. "Estamos entrando no período mais crítico do ano para os recursos hídricos. Precisamos agir com base em dados e implementar políticas que garantam o abastecimento sustentável no futuro", destacou.
Durante o encontro, foram debatidas medidas como a recuperação de áreas de preservação permanente, o incentivo ao reflorestamento das nascentes, o monitoramento rigoroso da captação e uso da água no município.
Para o presidente da Frente Parlamentar do Meio Ambiente, o vereador Timba, o momento é de união e ação. “A estiagem escancara um problema que já existe há tempos. Precisamos proteger nossas nascentes, investir na recuperação de áreas degradadas e cobrar responsabilidade no uso da água”, afirmou.
Os vereadores Fernando Kiko e Fernando Sirchia, também membros da Frente Parlamentar, reforçam a importância da articulação entre os poderes e demais responsáveis para garantir a efetividade das medidas, especialmente quando se trata de uma questão de sobrevivência em garantir à população e as próximas gerações, acesso a água de qualidade.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis