Legislativo cobra providências do Executivo para problemas ambientais no Condomínio Rezende

por Elisandra Gusmão última modificação 16/12/2025 11h14
Requerimento solicita informações quanto ao desassoreamento do córrego, visando prevenir novos alagamentos, como assistência aos moradores atingidos pela queda de árvores
Legislativo cobra providências do Executivo para problemas ambientais no Condomínio Rezende
Imagem ilustrativa

Durante a 44ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira, 15, foi apresentado o Requerimento nº 711/2025, de autoria do vereador Português, o qual reforça os graves problemas enfrentados pelos moradores do Condomínio Rezende.

De acordo com o documento, o Poder Legislativo solicita informações do Executivo quanto as medidas que estão sendo planejadas ou executadas para solucionar o assoreamento do córrego que corta a região do respectivo Condomínio, cuja situação tem provocado sucessivos alagamentos e inundações em propriedades rurais, gerando prejuízos econômicos e transtornos sociais significativos.

“A alteração do leito do córrego e a falta de manutenção adequada têm causado impactos diretos à mobilidade e à segurança dos moradores, chegando impedir o acesso as residências localizadas na rua Antônio Domingues da Silva, antiga rua 4. A recorrência das enchentes tem forçado famílias a deixarem suas propriedades, evidenciando a gravidade do problema”, destaca o autor da proposta, o vereador Português.

Além das questões relacionadas às enchentes, o parlamentar também chama a atenção para os danos estruturais e ambientais causados pelos fortes ventos recentes, que resultaram na queda de árvores de grande porte em diversas áreas do condomínio, ampliando riscos à população e demandando apoio do Poder Público.

Ao direcionar o Requerimento, a Câmara busca esclarecimentos sobre as providências administrativas e operacionais que a Prefeitura pretende adotar tanto para o desassoreamento do córrego, visando prevenir novos alagamentos, quanto para assistir os moradores atingidos pela queda de árvores.