Legislativo aponta necessidade de reativação de programas de alimentação e a valorização da agricultura familiar

Durante a 28ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira, 25, foi destacada a importância da efetivação de políticas públicas voltadas à alimentação escolar e ao fortalecimento da agricultura familiar no município.
Os assuntos foram explanados durante o momento destinado às falas das lideranças partidárias, quando o vereador Gordinho da Farmácia, focou em dois importantes programas, o PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar e o PAA - Programa de Aquisição de Alimentos.
No caso do PNAE, a legislação prevê que cerca de 30% dos recursos repassados ao município para a alimentação escolar sejam aplicados na compra direta de alimentos de pequenos produtores locais. A iniciativa tem como objetivo não apenas garantir uma alimentação de qualidade para os estudantes da rede pública, mas também fomentar a economia rural local.
Entretanto, foi manifestada preocupação pelo fato de que, já próximo ao mês de setembro, ainda não teriam sido iniciadas as aquisições junto aos agricultores familiares e a importância de agilizar esse processo, respeitando os prazos previstos e garantindo os benefícios tanto para os alunos quanto para os produtores.
Também foi abordada a situação do PAA, que em gestões anteriores teve atuação significativa, com a distribuição de alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade.
Além disso, houve menção à estrutura do espaço “Cozinhalimento”, onde estavam previstos cursos e capacitações para a comunidade com frequência, com objetivo de priorizar a qualificação profissional e oportunizar geração de renda para a população.
As manifestações reforçam o papel do Legislativo no acompanhamento das políticas públicas e na busca por soluções que atendam às necessidades da população, além de contribuírem para o desenvolvimento social e econômico do município.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis