José Carlos de Maio é homenageado com nome de rua na Câmara Municipal

por Stéfani Cordeiro última modificação 13/09/2023 10h27

A Rua "A" do Residencial Bela Vista II passará a se chamar Rua José Carlos de Maio. A mudança se deve ao projeto de lei do vereador Gerson Alves aprovado por unanimidade na noite desta segunda-feira, 11.

José Carlos de Maio nasceu em Assis, Estado de São Paulo, no dia 31 de agosto de 1940. Concluiu o curso ginasial e secundário no Instituto de Educação de Assis, e posteriormente o curso técnico em contabilidade, Colégio Comercial de Assis.

Sua primeira formação acadêmica foi pela Faculdade de Filosofia de Jacarezinho, depois fez o curso de pedagogia no Instituto Educacional de Assis (IEDA) e posteriormente cursou Direito na Faculdade de Tupã. Em 1959 ocupou o cargo na área de contabilidade na recém-chegada Faculdade de Filosofia de Assis, FAFIA, hoje Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Assis.

No Instituto de Educação de Assis, hoje EE “Dr. Clybas Pinto Ferraz”, lecionou História e OSPB, chegando a ocupar o cargo de diretor da escola. Fez parte da equipe, Fundação Centro Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal para Formação do Magistério, CENAFOR.

Em 1977 constitui em Assis, o seu próprio escritório de contabilidade que tinha como nome de “Escritório Contábil de Maio”, e existindo até a presente data, agora como contador seu filho Helder José de Maio, com o nome “De Maio Assessoria Contábil.”

Em 1985, colocou seu nome a disposição do MDB, se candidatando a vice-prefeito do Dr. Carlos Pinheiro. Em 1987, resolveu retornar aos bancos escolares cursando Direito na Faculdade de Tupã, se formando em direito como advogado em 1991.

Se dedicou a dar aulas, na formação sacerdotal no Seminário São José. Enfim sempre buscou lutar pelos seus ideais de liberdade, de igualdade, bem como ideais democráticos previstos na Constituição do Brasil, exercendo plenamente os seus direitos de cidadão. Faleceu no dia 04 de novembro de 2015, deixando uma grande saudade no coração de seus familiares, amigos e de todas as pessoas que tiveram o privilégio de com ele conviver.

Gerson Alves encerrou sua fala na tribuna enaltecendo o homenageado, "Fico muito feliz de esta casa de leis poder homenagear uma pessoa que tenho certeza de que, com um currículo desse, tanto contribuiu para o progresso e o desenvolvimento da nossa cidade. As palavras comovem, mas os exemplos que decorrem dessa exposição de motivos é que arrastam multidões. Parabéns a família de Maio!"

A placa indicativa do nome da via pública deverá ser fixada no prazo de 60 (sessenta) dias, conforme Lei nº 95, de 10 de agosto de 1.992.

Família de José Carlos de Maio junto ao vereador Gerson Alves.