Instituto de Saúde Integrativa é inaugurado em Assis com foco no cuidado físico e mental

por Analli Venâncio última modificação 05/05/2025 11h16
Projeto deve ser ampliado para futuras parcerias com o Sistema único de Saúde
Instituto de Saúde Integrativa é inaugurado em Assis com foco no cuidado físico e mental

Foi inaugurado em Assis um novo Instituto voltado ao atendimento em saúde, com a proposta de oferecer um cuidado integrado entre mente e corpo. O espaço contará com a atuação de cerca de quatro profissionais de diferentes áreas, proporcionando um serviço multidisciplinar à população.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Paulo Mattioli, e do vereador Fernando Kiko, que prestigiaram o evento e reforçaram o apoio institucional à iniciativa.

“Pensar em desenvolver uma associação vinculada ao instituto, sem fins lucrativos, constitui a personalidade jurídica. A partir disso, é possível considerar tanto a Câmara Municipal quanto a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para estabelecer parcerias, declarando a entidade de utilidade pública o que viabiliza a captação de recursos das esferas municipal, estadual e até mesmo federal, fortalecendo os projetos sociais”, explicou Mattioli.

Com um olhar atento às necessidades do período pós-pandemia, o Instituto já planeja um projeto de extensão que leve os profissionais até os pacientes, reconhecendo o crescimento expressivo da demanda por atendimentos psicológicos. A proposta visa ampliar o acesso a esse tipo de cuidado, considerado essencial para o bem-estar da população.

Durante o evento, o vereador Fernando Kiko destacou a importância de contar com profissionais capacitados no atendimento à saúde. Segundo ele, a qualificação da equipe é fundamental para garantir a excelência nos resultados e promover a evolução contínua dos pacientes.

Para Magali Barchi, fundadora do Instituto, a correria e os desafios do dia a dia muitas vezes nos afastam de nós mesmos e daquilo que realmente importa.

“Quando nos perdemos em meio a tantas pressões sociais porque estamos sempre correndo acabamos esquecendo de olhar para dentro. Em primeiro lugar, precisamos nos reconectar para entender o que está faltando. É necessário parar, investir em si mesmo e refletir sobre o que realmente precisamos. E eu desejo muito que este instituto, junto com toda a nossa equipe, esteja verdadeiramente a serviço da sociedade”, ressaltou Barchi.