Indicação sugere retorno das “Margaridas” para reforço na limpeza urbana de Assis

Durante a 30ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira, 8, foi apresentada ao Executivo Municipal a Indicação nº 485/2025, de autoria do vereador Fernando Kiko, a qual solicita a possibilidade de criação de equipe permanente da limpeza urbana, nos moldes do antigo grupo conhecido como “Margaridas”, que atuava de forma eficiente na varrição e manutenção das vias públicas da cidade.
Segundo o Poder Legislativo, a proposta atende solicitações recorrentes da população, que tem manifestado preocupação com a crescente demanda por serviços de limpeza em ruas, calçadas, meios-fios e áreas públicas, tanto na região central quanto nos bairros.
Atualmente, parte da atividade vem sendo executada com o apoio de reeducandos, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. No entanto, a Câmara considera que o volume de trabalho e a necessidade de maior cobertura e frequência, a criação de uma equipe estruturada é vista como um passo importante para fortalecer e ampliar o serviço, além de oportunizar, inclusive, novas frentes de trabalho, com emprego e renda.
Para o autor da Indicação, a expectativa é de que o Executivo viabilize a retomada do modelo de atuação do serviço ou outro sugerido, mas que garanta a presença contínua de equipes da limpeza nas ruas do município.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis