Inclusão: Encontro Regional de Deficientes Auditivos reúne profissionais de diferentes áreas
O 1º ERDA - Encontro Regional de Deficientes Auditivos, realizado na manhã de domingo (29/9) abordou diversos temas voltados à empregabilidade. O consultor empresarial Luciano Carvalho ressaltou vários eixos importantes, como comportamento, preparação e conhecimento. Durante sua análise, destacou algumas das profissões que mais contratam pessoas com deficiência.
Os participantes das palestras que estavam à procura de uma colocação no mercado de trabalho tiveram a oportunidade de preencher um formulário para integrar o banco de talentos das empresas presentes.
Um dos exemplos citados foi o de Roberta Cardoso Martins, que há cinco anos sofreu um acidente e perdeu o movimento da mão esquerda. Após o período de recuperação, ela deseja retornar ao mercado de trabalho.
A especialista Janaína Trovarelli, fonoaudióloga, participou com uma palestra sobre audição, intitulada "Aprendendo e Solucionando Problemas", onde destacou sinais de perda auditiva.
No intervalo, os participantes aproveitaram para colocar o papo em dia, enquanto outros acompanharam de perto o foco do encontro, que era empregabilidade, visando novas oportunidades.
O juiz do trabalho, Maurício Bearzotti, discutiu a evolução dos conceitos e direitos das pessoas com deficiência. Já o presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de São Paulo, Claudomiro de Souza, destacou a importância do encontro como uma manifestação das pessoas com deficiência diante das diversas situações contrárias e cotidianas à sua condição.