Hospital Regional deve promover fórum voltado ao combate da violência sexual contra crianças e adolescentes

por Analli Venâncio última modificação 26/03/2024 15h56
Imagem (da esquerda para direita): O vereador Nivaldo da Pedalada, ao lado do promotor de justiça, Luis Fernando Rocha, o presidente da Câmara, Gerson Alves e o vereador Rogério Nascimento.

Na manhã desta segunda-feira (25), o promotor de justiça Luis Fernando Rocha realizou uma palestra abordando o tema: “Violência Sexual de Crianças e Adolescentes”, o encontro ocorreu no auditório do Hospital Regional de Assis, reunindo representantes de Conselhos Assistenciais, profissionais da Saúde, Educação, do Poder Legislativo, entre outros setores.

“Vamos discutir e debater sobre a formação da rede e atribuição de cada ator social, os desafios desse trabalho em rede, dificuldades de diálogo e da integração entre os vários órgãos envolvidos”, explicou o promotor.

O presidente da Câmara, Gerson Alves e os vereadores Rogério Nascimento e Nivaldo da Pedalada participaram da palestra.

“Um tema que nos traz dúvidas, indignação e principalmente revolta, nós temos que debater a violência sexual contra crianças e adolescentes de todas as formas, unindo os órgãos públicos, para que possamos desenvolver ações a fim de coibir efetivamente essa prática repugnante”, reforçou o presidente.

Rogério Nascimento comentou sobre um dos casos em que atuou como advogado.

“Na época, entramos com a ação para que a esposa tivesse o ambiente familiar longe do marido, tivemos evolução na justiça, como, por exemplo, a medida protetiva. Nesta palestra tivemos um grande estudioso do Direito, Dr. Luis Fernando, que com seu conhecimento chama a atenção das pessoas em relação ao crime de violência sexual infantil”, enfatizou.

Dados do Disque Denúncia, apresentados pelo promotor, mostram que no ano passado foram aproximadamente cinquenta casos de violência sexual contra crianças e adolescentes por dia.

O vereador Nivaldo da Pedalada disse que, diante dos números, é impossível não colocar este assunto em destaque cada vez mais.

“Uma palestra enriquecedora, saímos hoje daqui ainda mais incomodados e tendo consciência do que realmente vem acontecendo com nossas crianças. É preciso nos preocuparmos em agir e buscar meios eficazes para a diminuição dos casos e proteção de nossas crianças”, afirmou.

Sobre o Fórum contra a violência sexual infantil

Após a palestra, a diretora do Hospital Regional de Assis, Telma Spera, anunciou a realização de um fórum que deve ocorrer em 17 de maio, data que antecede o Dia Nacional do Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que visa à mobilização social.

“Fazer um evento impactante, envolvendo todas as esferas, nas cidades dos 25 municípios atendidos pelo Hospital Regional de Assis, em seguida, cada município deverá realizar a tarefa de casa, com as consequências desse grande debate”, ressaltou Spera.