Hospital Regional de Assis pode perder o serviço de tratamento contra o câncer

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
O descredenciamento foi pedido em tribuna na Câmara dos Deputados, em Brasília

O serviço de Oncologia do Hospital Regional de Assis corre o risco de ser interrompido, conforme perícia técnica realizada pelo Ministério da Saúde, no ano passado. De acordo com as informações, Assis deixará de atender os pacientes da cidade e da região que fazem o tratamento contra o câncer. Os atendimentos passarão a ser feitos na Santa Casa de Ourinhos.

Contra essa medida, vários segmentos de Assis se reuniram nesta quarta-feira, dia 01, no gabinete do Prefeito José Fernandes para buscar soluções ao empasse. Entre os membros participantes estavam o Presidente da Câmara, Valmir Dionizio, e o Vereador Alexandre Cachorrão, representantes do Executivo, os prefeitos conveniados do CIVAP (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema), a Diretora do Hospital Regional, Lenilda Ramos e voluntários da Associação de Combate ao Câncer de Assis.

Desse encontro, foi agendada uma reunião de urgência em São Paulo na próxima terça-feira, dia 07, com o Governador Geraldo Alckmin e o Secretário de Saúde do Estado, com a participação do Presidente da Câmara, Valmir Dionizio, dos presidentes das Câmaras Municipais da região e dos prefeitos que fazem parte do CIVAP.

Durante a Sessão Ordinária da Câmara desta semana, os vereadores demonstraram apoio à iniciativa falando sobre a importância de manter o serviço, principalmente em relação à humanização do atendimento dos pacientes que sofrem com a doença. “Não mediremos esforços para que o serviço de Oncologia permaneça em Assis. Defendemos, inclusive, que o serviço seja estendido não só à cidade de Ourinhos, mas que outras localidades também possam ser referência de Unidade de Alta Complexidade em Oncologia”, garante o Presidente da Câmara, Valmir Dionizio.