Fiscalização da Câmara identifica vazamento e necessidade de reparos em escolas municipais

por Matheus Dorácio última modificação 26/08/2025 14h24
Visitas abrangeram a EMEI Profª Aparecida Manoel da Mota e a EMEIF Prof. Manoel Simões
Fiscalização da Câmara identifica vazamento e necessidade de reparos em escolas municipais
Foto - Pedro Oliveira - TV Câmara

A Câmara Municipal de Assis fiscalizou duas escolas da rede municipal e encontrou problemas que vão de vazamentos a estruturas danificadas. As situações foram registradas na sexta-feira, 22 de agosto, na EMEI Profª Aparecida Manoel da Mota, na Vila Fiúza, e na EMEIF Prof. Manoel Simões, no Jardim Europa.

Na primeira unidade visitada, a EMEI Aparecida Manoel da Mota, que atende cerca de 120 crianças, o que mais chamou atenção foi um vazamento no sistema de aquecimento de água. Também foram identificados brinquedos e ventiladores quebrados, ralos entupidos e rachaduras no piso do fundo da escola. Segundo a direção, problemas elétricos existem desde a fundação do prédio e nunca foram revisados.

A fiscalização nas unidades foram feitas pelos vereadores Fabinho Alerta Verbal, Fernando Sirchia e Paulo Paçoca. Durante a visita, foi destacada a necessidade de manutenção elétrica, substituição de equipamentos e a instalação de ar-condicionado nas salas. Também foi apontada a importância de investir em energia fotovoltaica para reduzir custos e tornar o ambiente escolar mais sustentável.

Na EMEIF Prof. Manoel Simões, localizada no Jardim Europa, os principais problemas encontrados foram a falta de pintura, tanto interna quanto externa. Foi apontado que uma grade metálica que sustenta um aparelho de ar-condicionado apresenta risco de queda, e um dos toldos do pátio precisa ser trocado.

A agenda foi concluída na unidade do Programa Sentindo, da Secretaria Municipal de Saúde. O local oferece atendimento multiprofissional a crianças e adolescentes com dificuldades motoras, mas ainda é considerado pequeno para atender a demanda da população, além de contar com número reduzido de profissionais.

Vereadores cobraram a necessidade da contratação de mais profissionais na unidade de saúde e ampliação do espaço para um melhor atendimento.

Todos essas informações serão enviadas ao Poder Executivo para buscar melhorias aos locais visitados.