Fernando Vieira marca presença em Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

por Analli Venâncio última modificação 02/02/2023 18h31

O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, ocorreu na cidade de Botucatu nesta-quinta (02), no Parque Tecnológico da cidade.  

O objetivo do evento é reunir personalidades políticas do maior número de municípios, dispostas a dialogar sobre tecnologia e inovações, fomentando assim o desenvolvimento socioeconômico dos municípios envolvidos.

O vereador Fernando Vieira (PSDB), marcou presença no evento que registrou a presença de mais de 50 municípios do Estado, entre prefeitos, vereadores, gestores e especialistas em cidades inteligentes.

O secretário de segurança pública de Botucatu, Marcelo Emílio de Oliveira, explanou os desafios da implantação da chamada ‘Muralha Virtual’, ferramenta que permite o monitoramento do perímetro urbano por meio de câmeras, equipe de monitoramento e atuação direta da Guarda Civil Municipal, com vistas à prevenção, apuração e repressão à crimes e outras formas de socorro emergencial à população.

Assis também possui o serviço de monitoramento por câmeras de segurança, uma ferramenta que será ainda mais aprimorada.

“Existe esse projeto de aprimoramento que vem sendo elaborado pelo Executivo através do Departamento de Tecnologia, o governo está atento às novas demandas com o compromisso de proporcionar cada vez mais segurança à população. Atualmente Assis possui cerca de 70 câmeras distribuídas em pontos estratégicos da cidade, algo que está dando certo e que será ainda mais atualizado futuramente”, comentou Fernando Vieira.

Entenda

A Muralha Virtual consiste na implementação de tecnologia de reconhecimento facial e apuração de situação de veículos por meio de inteligência artificial contida nos equipamentos de vídeo monitoramento. Aumenta a chance de recuperação de veículos furtados e a prisão de pessoas em débito com a justiça, aumentando a efetividade policial e a sensação de segurança pública pela população.