Feira Industrial, Comercial e Agropecuária se torna “Patrimônio Cultural e Imaterial de Assis”

por Analli Venâncio última modificação 19/09/2022 15h01

Foi aprovado na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito o Projeto de Lei do vereador Alexandre Cachorrão que instituiu a FICAR – Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Assis e Região como “Patrimônio Cultural e Imaterial de Assis”.

A UNESCO define como Patrimônio Cultural Imaterial como as práticas, usos e costumes, que é transmitido de geração em geração e constantemente recriado gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo, assim, para promover o respeito à diversidade cultural.

O presente Projeto de Lei visa preservar e valorizar um evento que já se consolidou como um importante acontecimento regional de nossa cidade. A FICAR – Feira Industrial, Comercial e Agropecuário de Assis e Região é uma manifestação cultural, turística, social e uma vitrine que mostra o potencial econômico de nossa cidade. A FICAR é uma festa do povo assisense!

A FICAR é uma exposição completa que contempla animais, cavalos, bois, gastronomia, empresas de vários segmentos, artesanato, solidariedade através de projetos e instituições, esportes, cultura, lazer, entretenimento, manifestações culturais, cavalgadas, rodeio, shows, provas equestres, aspectos sociais e cidadania.

Alexandre Cachorrão defendeu o projeto na Tribuna ressaltando que a FICAR significa a memória de nossa cidade, um evento que passa de geração para geração motivo pelo qual precisa ser protegida e resguardada para futuras gerações.