Em reunião na Câmara Municipal, IBGE apresenta andamento do Censo 2022

por Vereador última modificação 12/09/2022 13h38

Na manhã de hoje (12), representantes do Censo 2022 estiveram na Câmara Municipal para apresentar à comissão, os serviços da coleta de dados da população que vem sendo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Segundo o coordenador de área do IBGE, Afonso Maria Nogueira, esse ano o Instituto não atingiu o número de coletores para o município de Assis, atualmente a cidade está com 75 licenciadores nas ruas de um total de 97 vagas disponibilizadas.

“Foi aberta inclusive análise apenas por seleção de currículo e mesmo assim não conseguimos atingir a totalidade precisa de licenciadores, mas como temos um prazo a ser cumprido, estamos realizando o trabalho com o que temos em mãos no momento”, explica.

Outro problema apresentado é a desconfiança das pessoas no momento em que o licenciador chega à residência e se recusam a responder o questionário.

“Não respondendo o questionário do censo a pessoa está prejudicando o município, isso porque recursos financeiros enviados à educação e saúde, tem como base os dados do censo, por este motivo é de extrema importância responder o questionário”, enfatiza Afonso.

O licenciamento começou no dia 1º de agosto e no âmbito nacional a previsão é que os dados sejam divulgados em dezembro.

Marcaram presença:

O prefeito José Aparecido Fernandes, o vice-prefeito Aref Sabeh e os vereadores Fernando Vieira, Tenente Genova e Rogério Nascimento.