Eleições 2026: Cartório Eleitoral orienta eleitores sobre votação em Assis
Com a proximidade do primeiro turno das Eleições 2026, marcado para 4 de outubro, o eleitor deve ficar atento a algumas informações para evitar imprevistos no dia da votação. Em Assis, o chefe do Cartório Eleitoral, Misael Maia, orienta sobre procedimentos que podem facilitar a participação dos eleitores.
Uma das recomendações é consultar antecipadamente o local e a seção eleitoral. A informação pode ser verificada pelo aplicativo e-Título ou diretamente no Cartório Eleitoral. Segundo Misael, também haverá equipes nos locais de votação para auxiliar eleitores que eventualmente tenham dúvidas.
Eleitores da Escola Henrique Zolner terão novo local
Uma mudança importante ocorre com os eleitores que normalmente votam na Escola Henrique Zolner. Por causa de uma reforma no prédio, as seções de 234 a 239 foram transferidas temporariamente para o Colégio Santa Clara – COC, em Assis.
A alteração vale para as Eleições 2026. Após o pleito, a previsão informada pelo Cartório Eleitoral é de que os eleitores retornem às seções da escola municipal.
Colinha pode ajudar na hora do voto
Como serão seis cargos em disputa, o eleitor poderá levar uma colinha com os números dos candidatos para consultar durante a votação.
O Cartório Eleitoral disponibiliza um modelo de colinha para preenchimento. Também será possível consultar a relação de candidatos por meio de QR Codes disponibilizados nos locais de votação e anotar os números em papel.
O celular, porém, não pode ser levado para a cabine de votação. Por isso, quem utilizar o aparelho para consultar os números deverá fazer a anotação antes de entrar na cabine.
Documentos para votar
Para ser identificado na seção eleitoral, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto. Entre as opções estão o RG, a Carteira Nacional de Habilitação e a Carteira de Identidade Nacional (CIN).
O e-Título também pode ser utilizado quando estiver habilitado com a fotografia do eleitor. A biometria, quando cadastrada, também faz parte do processo de identificação.
E se o eleitor estiver fora da cidade?
Quem estiver fora do domicílio eleitoral no dia da eleição poderá justificar a ausência pelo e-Título ou comparecer a qualquer seção eleitoral para realizar a justificativa no próprio dia da votação.
Caso não consiga justificar no dia, o eleitor terá 60 dias após a eleição para apresentar a justificativa. Nessa situação, será necessário comprovar o motivo da ausência, como viagem ou problema de saúde. A justificativa também pode ser feita pelo sistema Justifica, da Justiça Eleitoral, com o envio da documentação necessária.
Preparação das urnas
Antes da votação, as urnas eletrônicas passam por procedimentos específicos de preparação. Segundo o Cartório Eleitoral, a cerimônia de geração das mídias e preparação das urnas é realizada de forma pública, permitindo o acompanhamento por interessados.
A orientação geral é que o eleitor se antecipe: confira o local de votação, confirme a seção, separe o documento necessário e deixe os números dos candidatos anotados. Com essas informações verificadas antes do dia 4 de outubro, o eleitor pode chegar ao local de votação já preparado para exercer o direito ao voto.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis