Eleições 2024: Cartórios eleitorais anunciam regularização do título de eleitor até 8 de maio

por Analli Venâncio última modificação 25/04/2024 17h37

Nas últimas eleições (2022), o estado de São Paulo contou com mais de 400 mil mesários entre convocados e voluntários. Até o dia 8 de maio os eleitores podem se dirigir aos cartórios eleitorais para realizarem o cadastramento biométrico e demais pendências em relação ao título.

Faltando aproximadamente seis meses para os eleitores irem às urnas, uma das principais funções neste período é a de mesário. A cidade de Assis, por exemplo, contou nas eleições de 2020 com cerca de 1.200 mesários quando da escolha de prefeitos e vereadores.

O cartório da 15ª Zona Eleitoral representa, além de Assis, o município de Echaporã. No mesmo local fica a Zona Eleitoral 290, esta representa as cidades de Florínia, Maracaí, Pedrinhas, Cruzália e Tarumã.

TV Câmara de Assis entrevistou Kathya Moura (ASSISTA A REPORTAGEM – CLIQUE AQUI). A publicitária atua há quinze anos como mesária e atualmente está como presidente de seção.

“Trata-se de uma responsabilidade muito grande, queira ou não, tudo o que acontece dentro da seção é de responsabilidade do presidente. Hoje em dia, com as mídias sociais, tudo fica ainda mais difícil. A responsabilidade só aumenta”, afirmou.

Em março deste ano a 15ª Zona Eleitoral apresentou um levantamento, Assis possui 69.359 eleitores, na ocasião 16.361 títulos estavam cancelados e 1.677 títulos suspensos.

Para atender à demanda, os cartórios eleitorais do estado de São Paulo estarão abertos no dia 1º de maio (Feriado - Dia do Trabalhador) e nos dias 4 (sábado) e 5 (domingo) das 11h às 17h.

Já nos dias 2,3,6,7 e 8 de maio, o horário de atendimento ao público será das 9h às 17h pelo critério de ordem de chegada. O Cartório eleitoral de Assis, está localizado na Praça Victor de Oliveira Faria – Vila Clementina.

Mais informações, contato 15ª Zona eleitoral (18) 3324-5873