Do livro à medalha: Assisense de 15 anos é ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

por Elisandra Gusmão última modificação 08/07/2025 15h39
Estudante de escola pública, Arthur já acumula série de premiações na área de exatas, além de programas da NASA e científicos nacionais
Do livro à medalha: Assisense de 15 anos é ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

Assis se destaca no quesito reconhecimento público estudantil, desta vez com o adolescente assisense, Arthur Oliveira Borges, 15 anos, que participou no dia 30 de junho, no Rio de Janeiro, da entrega da medalha de ouro aos vencedores da 19ª edição da OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Dos 18 milhões de participantes inscritos na maior olimpíada cientifica do país, Arthur se destacou entre os 650 finalistas, cuja competição é destinada a estudantes do 6º ano do fundamental ao 3º ano do médio, e busca estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos da disciplina.

Atualmente Athur é aluno MTEC – ADM, ensino médio com técnico da ETEC Pedro D’Arcádia Neto, unidade Assis. O estudante já acumula em seu potfólio; no ano de 2022 medalha de bronze na OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, medalha de bronze na OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, medalha no Programa Caça Asteroides, na OMASP - Olimpíada de Matemática do Estado de São Paulo, medalha de ouro (nível municipal) e medalha de bronze (nível estadual). Em 2023, conquistou medalha de prata na OBMEP - Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas, em 2024, medalha de ouro na OBA - Olimpíada de Astronomia Astronáutica, e a mais recente conquista, medalha de ouro na OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Com futuro promissor, Arthur dedica tamanha conquista aos professores ao longo de sua jornada estudantil, e à sua família, em especial, sua mãe, Lilian Oliveira da Costa.

“Agradeço o empenho e direcionamento de todos os professores que fizeram parte da minha trajetória escolar, com orientação e direcionamento no saber. Minha dedicação especial à minha família, minha querida mãe, Lilian, pois através do seu amor, cuidado e apoio, consegui avançar cada ciclo durante os últimos anos, e isso me trouxe até aqui, com a medalha de ouro que simboliza tamanha conquista como estudante”, destaca Arthur.

O coordenador pedagógico da ETEC, Raphael de Souza, enaltece a honra que é para a instituição escolar receber essa grande e importante notícia.

“Arthur é um aluno dedicado, que se empenha em estudar e sempre está disposto a dedicar parte de seu tempo aos estudos. A conquista é mais que merecida. Parabéns Arthur!”, agradece Raphael.

A OBMEP é criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).