"DIA DA VITÓRIA": Assis comemora data com ato solene, na Praça Arlindo Luz, no dia 08 de maio

por Giovani Franco última modificação 05/05/2022 11h07
O evento é promovido pela Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Cultura e Tiro de Guerra.

No próximo dia 08 de maio às 09h00, na Praça Arlindo Luz, acontecerá uma solenidade cívica em comemoração ao “Dia da Vitória”.

Instituído no calendário municipal através da Lei nº 7.086, de 02 de maio de 2022, o “Dia da Vitória” tem por objetivo homenagear a memória e preservar a trajetória dos soldados da Força Expedicionária Brasileira, carinhosamente chamados de “Pracinhas”, que lutaram e tombaram em combate durante a Segunda Guerra Mundial, percorrendo os árduos caminhos da luta, cumprindo a nobre missão constitucional de Defesa da Pátria Brasileira.

No dia 08 de maio de 1945, o mundo comemorou a rendição incondicional das forças inimigas do Eixo e o término da Segunda Guerra Mundial no continente europeu. Anualmente, nessa data, celebramos o Dia da Vitória, representando o marco final do amplo esforço aliado na defesa dos ideais democráticos.

Ao deixarem nosso país, nossos militares diziam: “Por mais terras que eu percorra, não permita Deus que eu morra sem que volte para lá, sem que leve por divisa esse ‘V’ que simboliza a vitória que virá”.

Após muita luta e sacrifício, a vitória foi conquistada. É necessário prestarmos culto de respeito, reconhecimento e gratidão, venerando a memória dos heróis que doaram suas vidas a serviço do País e legaram para as gerações futuras um inestimável exemplo de valores e virtudes.

Não há bem mais importante ou patrimônio material que equivalha à nossa liberdade, à nossa soberania, aos nossos valores patrióticos e à fé em nossa democracia. Viva o Dia da Vitória! Esta data marcou com tristeza e dor o passado da história, como também, testemunhou a vitória dos valores da justiça, liberdade e democracia sobre a tirania do regime nazista/fascista.