Descarte irregular de lixo preocupa moradores nos bairros Nova Assis e Parque Colinas

O descarte irregular de lixo tem sido motivo de preocupação no bairro Nova Assis, especialmente em uma área localizada em frente à praça. Mesmo com a limpeza sendo realizada semanalmente, o local permanece limpo por poucas horas, devido à falta de conscientização por parte de algumas pessoas.
O vereador Jé Canela (MDB) esteve no local acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Eduardo Paiva. Ambos verificaram a situação e conversaram com a comunidade.
Segundo o vereador, a situação começou a melhorar depois que a Prefeitura designou um funcionário fixo para cuidar da área. Ainda assim, o problema persiste.
“Se a população não ajudar, vai ficar difícil. Não adianta deixarmos bonito de manhã e, à tarde, o cidadão vir e jogar lixo novamente. Precisamos ter a visão da limpeza da nossa cidade e contribuir para que o serviço realizado pela Prefeitura seja mais duradouro”, desabafou Jé Canela.
Mesmo com um ecoponto disponível a apenas duas quadras de distância, muitos moradores continuam descartando resíduos de forma inadequada.
Após a visita ao Nova Assis, a equipe de reportagem da TV Câmara seguiu até o final do Parque Colinas, onde a situação se repete. No local, Tiago, morador da região, abordou a equipe e se queixou das condições.
“Já tem o centro de distribuição de entulho, galhos de todo o tipo de material e o pessoal prefere vir aqui e jogar no meio da estrada do que descartar no local certo”, lamentou.
Para tentar conter o problema, Jé Canela reforça a importância da conscientização da população sobre o descarte correto de lixo. Além disso, está em estudo a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade.
“Estamos verificando a possibilidade de instalar câmeras em quase todos os pontos da cidade num primeiro momento, nos locais mais críticos. Estamos buscando recursos para realmente cercar a cidade com monitoramento, a fim de coibirmos esses descartes irregulares”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Paiva.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis