CRAS 3 realiza reunião sócio educativa com Famílias dos Programas de Transferência de Renda.

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h11
Sargento Valmir esteve representando os vereadores

Em Assis o CRAS 3 - Centro de Referencia de Assistência Social - realizou no último dia 26 de junho na sede da Nosso Lar, uma importante reunião sócio educativa com Famílias dos Programas de Transferência de Renda: Renda Cidadã e Renda Mínima. A data coincidiu com o Dia Internacional de combate as drogas e o encontro teve como objetivo abordar a temática “Prevenção as drogas licitas e ilícitas” com finalidade de trabalhar a subjetividade dos participantes e o fortalecimento das famílias na luta cotidiana necessária contra o uso abusivo das substancias entorpecentes.

A reunião trabalhou o conhecimento e a capacidade de resiliência das pessoas diante de situações enfrentadas pela sociedade, onde temos uma cultura liberal com relação às drogas licitas (álcool e tabaco) e que estes podem ser portas de entradas de drogas mais pesadas, e com a palestra procurou meios de orientar os familiares sobre a  prevenção e ainda como superar estes problemas quando instalado o problema em casa.

A reunião foi conduzida por Silvana Di Raimo e demais profissionais do CRAS e o Voluntário do Amor Exigente de Assis, Sargento Valmir Dionizio, que foi convidado para fazer a palestra, e este por sua vez convidou outros voluntários da entidade Amor-exigente, Selma, Inês, João Lucio e Sandra que se fizerem presentes.

Na fala de Valmir, ficou claro que o uso abusivo de substâncias entorpecentes e mesmo as drogas licitas (álcool e cigarro) são resultados de desinformação das nossas crianças e adolescentes, que não possuem - na maioria das famílias - um bom exemplo dos pais e ainda grande parte de nossas crianças não são informados sobre os malefícios que o uso recreacional ou abusivo de drogas podem acarretar no futuro destes jovens. A influência do meio social e a mídia também refletem no alto índice de adolescentes que usam e abusam de drogas em nossa cidade!

O voluntario do Amor-exigente afirma que: " Claro que todos tem o livre-arbítrio e podem e devem fazer suas escolhas, porem, uma coisa é beber e fumar e usar drogas sem saber das conseqüências destes atos, outra coisa e fazer isso (beber, fumar e se drogar com substancias proibidas) sabendo das conseqüências. No que fica claro no dia a dia, que quando o adolescente é devidamente orientado a probabilidade de resistência e de não uso é bem maior, contrariando as estatísticas dos dependentes (viciados) que nunca receberam informações previas sobre as conseqüências danosas que as drogas causam, depois do aparente prazer que elas oferecem".

Sargento Valmir e os demais membros da entidade incentivou os presentes na reunião para conhecerem as propostas do Amor-exigente, que são transmitidas em doze princípios, tratados em reuniões semanais que acontecem todas as quintas-feiras às 20 horas na Rua Barão do Rio Branco, 250, explicando sobre a pluralidade da proposta, e ainda que as reuniões no grupo são gratuitas, sigilosas, apolítica, e direcionada individualmente ou familiar - auto ou mutua ajuda.

O CRAS atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.