Comissão para desoneração dos medicamentos foi lançada na Câmara

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h12
Estiveram presentes na sessão o prefeito de Assis e autoridades da região, bem como o Deputado Federal Walter Ihoshi

O Projeto de Resolução para a criação da Comissão de Assuntos Relevantes para a Desoneração dos Medicamentos foi aprovada por todos os vereadores na sessão do último dia 23 de setembro e já como Resolução foi lançado na sessão desta segunda, dia 30 pelos vereadores participantes da comissão presidida pelo vereador Alexandre Cachorrão.

Com o intuito de fazer uma mobilização nacional e reduzir a carga tributária dos remédios no Brasil, foi criada a Frente Parlamentar Nacional para a Desoneração dos Medicamentos no Brasil composta por mais de 200 Deputados Federais e mais de 10 senadores e é liderada pelo Deputado Federal Walter Ihoshi que também compareceu a sessão da Câmara Municipal de Assis.

A carga tributária incidente sobre os medicamentos aqui no Brasil é de 33,87% sendo a mais alta do mundo. Em países como Estados Unidos e o Canadá, por exemplo, a tributação é zero para os medicamentos. Países como Portugal, França e Suíça a tributação é no máximo até 10%. Isto mostra como o Brasil está desalinhado com o resto do mundo.

O evento recebeu o apoio de diversos prefeitos da região que trabalharão a partir de agora no recolhimento de assinaturas para reforçar a campanha. (Assessoria 30/09/2013).