Comissão de Cidadania: representantes do conselho de saúde pedem apoio para evitar fechamento do Hospital Regional

por Matheus Dorácio última modificação 12/05/2023 13h42

Na terça-feira, 9 de maio, representantes do Conselho Municipal de Saúde de Assis se reuniram com vereadores na Câmara em uma participação na Comissão de Cidadania. O assunto discutido foi a atual situação do Hospital Regional.

Após o fechamento de algumas alas, como atendimento de gravidez de alto risco e o hemonúcleo, conselheiros e diretores de sindicatos buscam soluções para este atual problema.

A presidente do Conselho Municipal, Benedita Pereira, diz que o encontro com os vereadores fortalece as ideias para ações em busca de respostas do governo de São Paulo.

“Estamos realmente pedindo socorro junto à Câmara Municipal que ajude o hospital para que ele não feche suas portas. Porque oficialmente não está fechado mas os serviços estão diminuindo”, conta Benedita.

Além desses serviços que foram desligados, o pequeno número de profissionais atuando por lá também é um incômodo que a gestão tem enfrentado. Diretores dos Sindicatos de Saúde da região pedem ao governo de SP a realização de um concurso público para contratar mais funcionários.

“Isso é pauta prioritária do sindicato, todas as vezes que senta com o governo, da contratação de recursos humanos através de concurso”, destaca Silmara Graci, diretora do SindSaúde de Marília.

O hospital atende 25 municípios, benefício não só para a cidade, mas também para toda a região que busca serviços que antes eram oferecidos com mais frequência.

“É uma preocupação muito grande pela falta de funcionários, vendo que muitos aposentaram, o banco de sangue também defasado onde poucas pessoas podem doar sangue. Então é uma situação bem difícil e estamos lutando por isso”, relata Pastor Edinho, vereador e presidente da Comissão.