Com carreira no esporte e no serviço público, ‘Bolão’ é homenageado pela Câmara

A Câmara Municipal de Assis realizou na noite de quinta-feira, 4, no Plenário da Casa de Leis, Sessão Solene para a entrega do Título Honorífico de Cidadão Assisense à Sérgio José Berti, carinhosamente conhecido como “Bolão”.
A homenagem foi oficializada por meio do Decreto Legislativo nº 490/2025, de autoria do vereador Gerson Alves de Souza. O título é o mais alto reconhecimento concedido pelo Legislativo a pessoas que, embora não naturais de Assis, contribuíram significativamente para o desenvolvimento da cidade e o bem-estar da comunidade.
“Assis me acolheu ainda menino e tudo o que conquistei na vida teve raízes aqui. Cada passo que dei, no esporte, no serviço público ou no trabalho social, foi com amor por essa cidade e por sua gente. Hoje, meu coração transborda de gratidão. Esse reconhecimento não é só meu, é de todos que caminharam comigo nessa jornada”, agradece ‘Bolão’.
Aos 81 anos de vida, Bolão destaca seu agradecimento, enfatizando que o verdadeiro campeão se constrói com respeito, humildade e amor ao que faz.
Cerimônia
A Sessão Solene contou com a presença de familiares e amigos do homenageado, em especial da sua esposa, Maria Luiza Furlan, além de autoridades como o presidente da Câmara, vereador Paulo Mattioli e demais parlamentares, Gerson Alves e Português. Também participaram os ex-vereadores Rogério Nascimento e Nilton Duarte, o ex-prefeito Ricardo Pinheiro Santana e os advogados, Dr. Carlos Henrique Afonso Pinheiro, Dr. Carlos Pinheiro e Ricardo Bergonso.
Durante o evento, diversas homenagens foram prestadas, evidenciando o reconhecimento da comunidade e das autoridades locais à trajetória de vida e contribuição de Sérgio “Bolão” para Assis.
Trajetória do homenageado
Natural de Laranjal Paulista, Sérgio “Bolão” Berti mudou-se para Assis ainda na infância. No cenário esportivo, destacou-se como jogador profissional de futebol nos anos 1960, tendo atuado, inclusive, ao lado de Pelé. Mais tarde, também se destacou como técnico do VOCEM, tradicional clube da cidade.
Na esfera pública, dedicou 25 anos de serviço à Prefeitura Municipal de Assis, onde se aposentou no cargo de Chefe de Divisão. Além disso, desenvolveu um trabalho social relevante, ministrando aulas de marcenaria a detentos da Penitenciária local, contribuindo para a ressocialização e capacitação profissional dos internos.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis