CIVAP reúne cerca de 80 municípios em Assis para entrega de equipamentos da Defesa Civil
Assis sediou, na manhã desta terça-feira (25), um encontro que reuniu cerca de 80 municípios para a entrega de equipamentos à Defesa Civil. O evento foi organizado pelo CIVAP – Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema e teve como objetivo reforçar a estrutura de resposta emergencial das cidades da região.
A diretora-executiva do CIVAP, Ida Franzoso, destacou a importância da preparação diante dos recentes episódios climáticos extremos.
“Enfrentamos instabilidades climáticas, o que infelizmente pode ser uma amostra do que está por vir. Precisamos estar preparados, todo cuidado e planejamento são importantíssimos”, disse.
Os kits entregues incluem capa, colete, capacete, botas e outros equipamentos essenciais para atuação das equipes municipais de Defesa Civil.
Durante o encontro, o diretor estadual do órgão, Adriano José Barufaldo, explicou como o Estado atua no suporte aos municípios e antecipou ações previstas para os próximos meses.
“No dia 1º de dezembro teremos a abertura oficial da ‘Operação Chuvas’ no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião serão anunciados diversos investimentos na área da Defesa Civil, como a aquisição de caminhões-pipa, veículos, barcos e tanques de combate a incêndio, que serão distribuídos aos municípios.”, afirmou.
Assis ainda enfrenta reflexos do temporal de novembro
A primeira semana de novembro foi marcada por um forte temporal que atingiu Assis. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Lúcio Loureiro, os danos foram significativos, e as equipes seguem trabalhando de forma intensa em diferentes bairros para restabelecer a normalidade.
A prefeita Telma Spera também relembrou os momentos difíceis vividos pela cidade durante o evento climático.
“Uma grande tempestade acometeu Assis, e tivemos a Defesa Civil pronta para atender as famílias e resolver problemas emergenciais, junto ao Corpo de Bombeiros e às polícias Civil e Militar. Para vencermos os desafios, precisamos remar juntos, na mesma direção. A prevenção começa com a conscientização, com o descarte correto de resíduos e com a reciclagem.”, afirmou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis