Cinco projetos são aprovados na última sessão de maio

por ouvidoria — última modificação 27/01/2021 00h12
O destaque da noite ficou para o projeto da vereadora Ana Santa Ferreira Alves (PSD) que cria o Banco Municipal de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário e seu respectivo cadastro.

A 18ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Assis teve a aprovação dos cinco projetos que estavam em sua pauta de votação. O destaque da noite ficou para o projeto da vereadora Ana Santa Ferreira Alves (PSD) que cria o Banco Municipal de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário e seu respectivo cadastro.

O projeto tem a finalidade de oferecer suporte as atividades de assistência e pesquisa em terapia celular, principalmente no que diz respeito a manipulação e armazenamento de células destinadas as transplantes em pacientes com doenças oncohematológicas. Serão disponibilizados recursos humanos, equipamentos, materiais e insumos pela Secretaria Municipal da Saúde, inclusive os valores despendidos pela utilização do Banco serão gerenciados pela Secretaria.

“Trata-se de um importantíssimo projeto para a saúde pública do município que irá contribuir para o tratamento de doenças graves, já que essas células podem ficar armazenadas por um período de 15 anos”, defendeu a vereadora Ana Santa na tribuna.

Outros quatro projetos foram aprovados pelos parlamentares, três do Executivo, o primeiro dispõe sobre as modificações na Lei nº 5.281, de 05 de agosto de 2.009, que estabeleceu as diretrizes, os objetivos e metas da Administração Pública Municipal de Assis, para o quadriênio 2010/2013 – PPA. O segundo dá nova redação ao artigo 1º, da lei nº 5.618, de 14 de fevereiro de 2012, que autoriza o poder executivo a celebrar termo de convênio com a Casa da Criança "Dom Antonio José dos Santos".

O terceiro dá nova redação ao artigo 3º da lei nº 5.608, de 27 de dezembro de 2011, que dispõe sobre a criação do conselho municipal de desenvolvimento rural. Outorga o Título Honorifico de Cidadã Assisense a senhora Sonia Maria de Almeida.

Tribuna

Utilizou a tribuna o pastor Nivaldo dos Santos, presidente do Instituto de Desenvolvimento e Ação Comunitária Maanain para divulgar os trabalhos desenvolvidos contra as drogas que vem sendo desenvolvido na cidade.

A pedido do vereador João da Silva Filho – Timba (DEM), o secretário municipal de Planejamento e Obras, Luis Chiqueto, também foi convidado a utilizar a tribuna para tirar dúvidas dos vereadores quanto ao cronograma de trabalhos da pasta. Foram levantados questionamentos como sinalização de trânsito, recuperação de praças e de ruas, denominação de nomes das ruas nos bairros, serviços de corte de árvores, obras no cemitério municipal, lixo e animais soltos nas ruas e projeto de ciclovias. Mesmo assumindo a pasta há pouco tempo, o secretário respondeu a todos os questionamentos.

A íntegra dos projetos, requerimentos, indicações e moções pode ser acessada pelo www.camaraassis.sp.gov.br A transmissão das sessões é feita ao vivo pela internet, TV Câmara canal 03 a cabo e rádio Cultura AM, todas as segundas-feiras, às 19 horas. Mais informações pelo 3302-4144.

Assessoria Câmara