Câmara recebe doação de quadro do Ranchinho

por Thiago Zanirato última modificação 27/01/2021 00h13

Na tarde da última quinta-feira 22 de Agosto de 2019, o Presidente da Câmara Municipal de Assis Alexandre Cachorrão, juntamente com o Primeiro Secretário Valmir Dionizio, receberam das mãos do Sr. Benjamin Flávio de Almeida Ferreira - ex-vereador e ex-vice-prefeito da Estância Turística de Avaré que atuou como Juíz do Trabalho na cidade de Assis - e Geziel Theodoro da Silva Junior - Jornalista e Servidor Público também em Avaré-SP - uma obra de autoria do artista assisense Ranchinho. No quadro, o pintor retratou o prédio principal da Câmara, no ano de 1994.

Um dos doadores identificou que uma homenagem foi feita ao Ranchinho pela Câmara, nomeando uma rua com seu nome. Com isso, fizeram o contato demonstrando a intenção de fazer a doação do quadro.

Ranchinho nasceu no município de Oscar Bressane/SP em 07 de janeiro de 1923. Pintor e desenhista. Filho de agricultores mudou-se com a família para Assis após a morte do pai, em 1925. Analfabeto e apresentando desvios comportamentais, somente aos 24 anos consegue o primeiro trabalho, auxiliando na produção de garapa. Com a morte do seu patrão e protetor, João Romero, conhecido como João Garapeiro, passa a sobreviver como catador de papéis, latas e garrafas, morando em ranchos abandonados, o que lhe valeu o apelido de Ranchinho.
Foi incentivado pelo escritor José Nazareno Mimessi (1925-1991), fundador do Museu de Arte Primitiva de Assis, a aprender técnicas de guache e acrílica sobre aglomerado de madeira. Realizou várias exposições individuais, entre 1974 e 1976.
Apresentou trabalhos em várias mostras de arte no interior do estado de São Paulo e também na capital, entre 1978 e 1994.

Os doadores assinaram o termo de doação e realizaram a entrega na mãos do Presidente da Câmara e do 1º Secretário.

De acordo com o Sr. Benjamin, "O Ranchinho quis retratar a Câmara Municipal de Assis em sua pintura, então nada mais justo do que a Câmara Municipal ser a dona desta obra de arte".