Câmara de Assis reúne Ministério Público e Santa Casa para discutir melhorias na UPA

Na manhã desta sexta-feira, 19 de setembro, na Câmara Municipal de Assis, vereadores se reuniram com o representante do Ministério Público, Dr. Sérgio Campanharo, provedor da Santa Casa, Dr. Arnaldo Thomé, e equipe, e o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Olívio Alves de Souza, para discutir soluções que possam agilizar o atendimento na saúde da cidade, com foco especial na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
O presidente da Câmara, Paulinho Mattioli, abriu o encontro destacando a importância da reunião. "Todos os poderes institucionais foram convidados para esta manhã aqui na Câmara Municipal e o resultado foi uma reunião do mais alto nível, onde deixamos de lado questões partidárias para focar, tão somente, em melhorar a saúde de nossa cidade, em especial a UPA e a gestão da Santa Casa. Quando estamos juntos pelo bem comum, quem ganha é a população", comentou.
O Promotor de Justiça Dr. Sérgio Campanharo encerrou com uma avaliação positiva e otimista sobre os próximos passos. "Foi uma reunião muito produtiva e bem conduzida. Temos confiança de que o diálogo entre a Santa Casa e o Poder Executivo acontecerá e vai gerar soluções concretas, trazendo resultados positivos para a saúde da população", afirmou.
Durante o encontro, os participantes discutiram o cenário financeiro da UPA. Arnaldo Thomé, provedor da Santa Casa, explicou que os gastos da unidade ultrapassam o repasse feito pela prefeitura e que a instituição já enfrenta dificuldades operacionais. "Agora esperamos uma reunião entre a Santa Casa e o Executivo para documentar todos os ajustes e planejar os orçamentos que possam suprir o déficit. Acredito que será possível avançar com a colaboração do governo", disse.
O vereador Gerson Alves destacou a importância de valorizar os pontos positivos da Santa Casa ao mesmo tempo em que se busca melhorias, "sabemos da necessidade de aprimorar o atendimento e estamos trabalhando, junto ao Executivo, para dar mais atenção a isso. Também é importante reconhecer os pontos positivos da Santa Casa, como as benfeitorias e a estrutura que foram disponibilizadas para a UPA, mas precisamos continuar cobrando melhorias."
O vereador Fernando Sirchia chamou atenção para a postura do governo estadual, "o estado de São Paulo precisa olhar com mais atenção para Assis. Percebemos que, em muitos momentos, a cidade foi deixada de lado, e é fundamental que o governo estadual se envolva para apoiar nossa saúde."
Foto: Matheus Dorácio
O vereador Fernando Kiko sugeriu a extensão do horário de atendimento nos postos de saúde, para reduzir a sobrecarga da UPA. O vereador Timba cobrou maior atuação da Comissão de Fiscalização do SUS, enquanto Douglas destacou apoio à Santa Casa por meio de emendas impositivas.
Já o vereador Pastor Edinho reforçou, "essa reunião é muito importante para ajustar e corrigir problemas enfrentados no dia a dia da população".
O encontro contou também com a presença do vereador Fabinho Alerta Verbal. Segundo levantamento apresentado, o déficit da UPA gira em torno de R$ 200 mil por mês.
Ao final, o provedor da Santa Casa, Dr. Arnaldo Thomé, se disse satisfeito com a reunião e esperançoso. "Agradecemos ao presidente da Câmara, Paulinho Mattioli, por nos proporcionar esta pauta e saímos confiantes de que o Executivo encontrará uma solução junto à Santa Casa para equilibrar a questão financeira da UPA e garantir a continuidade do atendimento prestado. Neste ano estaremos completando 106 anos de funcionamento da Santa Casa de Assis e precisamos continuar zelando pela qualidade e eficiência da instituição", finalizou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis