Câmara de Assis propõe criação do Programa “Bolsa Atirador” para jovens do Tiro de Guerra
Durante a 37ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Assis, nesta quarta-feira, 29 de outubro, foi apresentado o Requerimento nº 616/2025, que solicita ao Poder Executivo estudos sobre a viabilidade de criação do Programa Bolsa Atirador, destinado aos jovens que frequentam o serviço militar no Tiro de Guerra de Assis.
A iniciativa foi formalizada pelo vereador Gerson Alves, autor do requerimento, e conta também com a assinatura do vereador Carlinhos Zé Gotinha. A proposta foi inspirada em documento apresentado pelo Subtenente Marlon, chefe do Tiro de Guerra, que defende a criação de um benefício de ajuda de custo mensal para os atiradores que cumprem suas obrigações, como forma de reconhecimento e incentivo à continuidade dos estudos e à inserção no mercado de trabalho.
O texto destaca o papel fundamental desempenhado pelo Tiro de Guerra na formação cívica, moral e social dos jovens assisenses, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos atiradores. Segundo o requerimento, o programa teria caráter social e formativo, com o objetivo de reduzir a evasão e valorizar o tempo e a dedicação desses cidadãos ao município e à Pátria.
Além disso, o documento ressalta que a proposta fortaleceria o vínculo entre o Poder Público Municipal e as Forças Armadas, promovendo uma parceria em prol da juventude e da cidadania. O Legislativo solicita que o Executivo avalie a viabilidade legal, financeira e administrativa da criação do programa e informe se há possibilidade de incluir recursos específicos para o “Bolsa Atirador” na Lei Orçamentária de 2026.
O requerimento foi aprovado pelo Plenário e segue agora para análise do Executivo Municipal.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis