Câmara aprova requerimento que questiona presença de frutas, legumes e verduras na merenda escolar

por Analli Venâncio última modificação 03/10/2025 14h20
O pedido destaca a importância da alimentação escolar para o desenvolvimento físico e cognitivo dos estudantes da rede municipal de ensino
Câmara aprova requerimento que questiona presença de frutas, legumes e verduras na merenda escolar

(Imagem - ilustrativa)
Na 33ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Assis (29), os vereadores aprovaram o Requerimento nº 549/2025, que solicita informações à Prefeitura sobre a oferta de frutas, legumes e verduras aos alunos atendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O pedido destaca a importância da alimentação escolar para o desenvolvimento físico e cognitivo dos estudantes da rede municipal de ensino, reforçando a responsabilidade do Poder Público em garantir qualidade e adequação nutricional no cardápio.

Durante a tribuna, o parlamentar Lucas Gomes, que também preside a Frente Parlamentar de Educação, abordou o assunto.

“Temos sido procurados por alguns pais e em visitas às escolas, conversamos com alunos e servidores. O ambiente escolar nos traz essas demandas”, ressaltou.

Além dele, assinaram o requerimento os vereadores Fernando Sirchia, Gordinho da Farmácia, Português e Fabinho Alerta Verbal. No documento, os parlamentares apontam relatos de ausência ou baixa frequência de frutas na merenda escolar.

O texto ainda faz referência à Resolução CD/FNDE nº 06/2020, que regulamenta o PNAE e estabelece a frequência mínima de oferta desses alimentos. A legislação prevê que, em escolas de período parcial, os cardápios incluam no mínimo 280 gramas por estudante/semana de frutas, legumes e verduras, sendo frutas obrigatórias em dois dias e legumes/verduras em três. Já nas unidades de período integral, a exigência é de 520 gramas semanais por estudante, com frutas em quatro dias e legumes/verduras em cinco.

“A qualidade caiu muito este ano. O tomate, por exemplo, veio verde, apodrece, mas não amadurece. Queremos ter uma atenção melhor e entender como está sendo o fornecimento. Essa é uma preocupação da Frente Parlamentar de Educação, e vamos acompanhar o tema com muito rigor e proximidade”, afirmou Lucas.

No documento, os vereadores solicitam que a prefeita Telma Spera informe:

  • a frequência semanal de frutas, legumes e verduras nos cardápios das escolas de período parcial e integral;
  • a cópia integral do cardápio servido em agosto nas creches, escolas municipais e estaduais atendidas pelo PNAE;
  • a identificação do nutricionista responsável pela elaboração do cardápio.