Câmara aprova quase 3,5 milhões de reais para a Santa Casa de Assis

por Stéfani Cordeiro última modificação 09/08/2022 15h01

Em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira, 08, a Câmara Municipal de Assis aprovou cinco Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo que destinam quase 3,5 milhões de reais à Santa Casa de Assis.

Os recursos de créditos adicionais especiais somam R$ 3.422.256,00 e são provenientes de diversas Emendas Parlamentares dos Deputados Federais: Fausto Pinato, cujo recurso foi destinado à Santa Casa por intermediação da vereadora Viviane Del Massa; Eleuses Paiva, Celso Russomanno, Marcos Bertaiolli, Luiz Carlos Motta, Nilto Tatto, Rodrigo Agostinho, Enrico Misasi e Capitão Augusto. De acordo com a exposição de motivos dos projetos, os recursos serão utilizados para o enfrentamento das demandas assistenciais geradas pela emergência de saúde pública causada pelo Novo Coronavírus, para o custeio dos serviços de atenção especializada à saúde e para o incremento de Média e Alta Complexidade Hospitalar.

A votação nesta sessão, só foi possível devido à celeridade na tramitação dos projetos nas comissões de “Orçamento, Finanças e Contabilidade” e “Constituição e Justiça”. Os vereadores que compõem essas comissões foram sensíveis em atender ao pedido da Provedora da Santa Casa, Profª Dra Telma Andrade que necessitava dos recursos em regime de urgência.

A Provedora conta que a instituições filantrópica, que é o caso da Santa Casa, possui um déficit que varia entre 600 e 700 mil reais por mês e que ajusta as contas graças aos atendimentos particulares que a instituição realiza. Ela destaca ainda que existem obras em andamento na instituição e uma delas é o Centro Avançado de Oncologia, que foi idealizado e apoiado pelo Deputado Capitão Augusto. Esse novo Centro contará com tratamento de quimioterapia, radioterapia e centro de diagnóstico por imagem.

Telma fez questão de assistir à votação dos projetos presencialmente no Plenário da Câmara e agradeceu aos vereadores e outras autoridades do município, “Nós agradecemos o papel da Câmara, dos vereadores, na pessoa do seu Presidente Ramão, que nos atendeu prontamente no mês de julho, se colocou à disposição da Santa Casa de Assis, no sentido de passar imediatamente o projeto, o plano de trabalho e as comissões que também se debruçaram nesses projetos durante essa semana para que houvesse celeridade na aprovação desses recursos. Quero assim, em síntese, dizer que nós agradecemos demais todos os nossos vereadores, nossos deputados que olharam com misericórdia e ao mesmo tempo com seriedade, viram que nós somos sérios, somos íntegros e destinaram esses recursos para a Santa Casa de Assis. Cabe aqui também o registro de agradecimento ao Prefeito (José Fernandes), à Secretária de Saúde (Cristiani Bussinati) e sua equipe e, especialmente, ao Conselho Municipal de Saúde que muitas vezes não é mencionado, mas é neste conselho que passam todos os nossos projetos e são discutidos com esmero por representantes da população nos seus diversos segmentos. Então nós reconhecemos este trabalho tão significativo e a todos a nossa gratidão, o nosso reconhecimento."

Fonte: Câmara Municipal de Assis