Câmara aprova projeto que regulamenta atividade de taxistas

por Giovani Franco última modificação 27/01/2021 00h13

Foi aprovado pelos vereadores nesta segunda-feira, 1º de abril, o Projeto de Lei que estabelece normas gerais para o serviço de transporte individual de passageiros em veículos automóveis de aluguel - Táxi no Município de Assis.

Após a formação de uma Comissão de Taxistas, estes se reuniram com o Executivo e representantes do Legislativo, para estabelecer objetivos específicos e organização do sistema de transporte individual de passageiros de interesse público para o município, dentre eles: garantir a segurança dos taxistas, motoristas e passageiros; propiciar a transparência do sistema de transporte individual de passageiros por meio de veículos de aluguel providos de taxímetro; implementar instrumentos para mitigar as diferenças de informação entre os passageiros e taxistas; ampliar as opções de acesso ao transporte individual de interesse público; fomentar o empreendedorismo e oportunidades de formalização; e definir parâmetros de qualidade a serem atendidos pelos táxis.

Com relação aos motoristas, estes terão que prestar o serviço mediante atendimento de condições, tais como, inscrição prévia junto ao Cadastro Municipal de Condutores mediante análise de dados pessoais (por exemplo, de antecedentes criminais) e vistoria anual periódica no veículo utilizado.

De início, foi sugerida Emenda que determinava faixa lateral identificada no corpo do veículo como sendo Táxi. Por oito votos contrários e sete votos favoráveis, a Emenda foi rejeitada.

A seguir, após longa discussão entre os vereadores, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar nº 01/2019 do Poder Executivo por unanimidade.

Fonte: Câmara Municipal de Assis