Câmara aprova projeto que prevê disponibilização de equipe de apoio em hospitais, aos pais de recém-nascidos com Síndrome de Down

por Thiago Zanirato última modificação 28/06/2022 16h35

Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Assis, realizada no dia 27 de Junho, os Vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 82/2022 de autoria do vereador Fernando Vieira.

De acordo com o Projeto, os hospitais públicos ou privados do município de Assis ficam obrigados a obter equipe de apoio profissional, no momento da notícia aos pais de recém-nascidos com suspeita diagnóstica ou diagnóstico de Síndrome de Down.

Na exposição de motivos, ressalta-se que o momento da notícia do nascimento de uma criança com SD, tem impacto na aceitação da família e na sua disposição e adesão ao tratamento. Espera-se do profissional que transmite a notícia, uma postura humana e ética, que garanta acolhida e informação adequada à família.

Eu sou pai do Pedrinho, uma criança com Síndrome de Down e eu não troco meu filho por nada. O receio de receber esse diagnóstico é muito grande quando você percebe um exame alterado - ressaltou o autor do Projeto de Lei.

Eu e minha esposa tivemos uma experiência muito ruim, com a maneira que a notícia nos foi dada no nascimento do nosso filho em uma outra cidade e o objetivo do projeto é garantir que nossos munícipes assisenses tenham um atendimento humanizado e sejam bem orientados - completou o Vereador Fernando Vieira.