Bancos pagam pouco ISS, aponta vereador Romagnoli

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h12
O vereador constatou a informação depois de envio de requerimento ao executivo

Preocupado com as receitas próprias do município de Assis que podem garantir investimentos e o devido custeio da máquina pública, o vereador Adriano Romagnoli encaminhou ao executivo requerimento solicitando a totalização de impostos pagos em 2012 pelas agências bancárias.

A resposta recebida causou espanto ao vereador: "Em média os bancos individualmente recolhem cerca de dez mil reais por mês, valor que acredito estar muito aquém dos serviços que são tributados como tarifas bancárias, etc". E continuou: "Além de valores muito inferiores ao que acredito ser o real, o Poder Executivo nos informou que os bancos possuem mais de seis milhões de reais em débitos pendentes, um valor absurdamente alto". Relata o vereador.

Romagnoli comparou essa informação dos débitos pendentes com as receitas anuais e verificou que correspondem a quase 50% de todo IPTU arrecadado no ano passado da população-contribuinte. "É inadmissível que a população veja que valores como esse deixem de entrar nos cofres públicos, acarretando em falta de recursos para ela mesma", ponderou o vereador.

Ao se pronunciar na tribuna da Câmara na última segunda-feira Romagnoli frisou que irá solicitar maiores detalhes sobre as informações já repassadas pelo Poder Executivo, através de novo Requerimento. "Não podemos deixar de apurar a situação tributária de bancos que ganham rios de dinheiro e retornam muito pouco à nossa comunidade. Se isso não for feito, a população pode ser penalizada com futuros aumentos de impostos e taxas", finalizou o vereador.