ASSIS REALIZA CONFERENCIA MUNICIPAL DOS IDOSOS

por Luciano Stengel última modificação 27/01/2021 00h11

Um grande público compareceu na ACIA para discutir e fazer propostas que irão incentivar o exercício dos direitos das pessoas idosas. Sob a Coordenação da presidente do Conselho do Idoso, Maria Madalena de Camargo, e com a Presença da Secretaria da Assistência Social de Assis, Jacira Gava, representando o Prefeito, e Valmir Dionizio (Vereador - PSC) representando a Câmara Municipal, a conferencia foi aberta inicialmente com uma bela apresentação do coral do Programa UNATI (Universidade Aberta da Terceira Idade - da FLC/UNESP/Assis) que interpretaram lindas canções.

Após a explanação da Presidente do Conselho e da Secretaria da Assistência social, o Vereador Valmir Dionizio, destacou que os mais velhos são sempre uma referencia aos mais jovens, que serão os idosos do futuro e lembrou que a Câmara Municipal esta apta e sempre pronta a dar respaldo às diretrizes que forem sinalizadas pela Conferência.

Houve ainda uma admirável palestra pronunciada pela Drª. Mariane Rodrigues Correia, onde foi abordado à temática: Protagonismo e empoderamento da Pessoa Idosa - Por um Brasil de todas as idades. Importantes assuntos debatidos, iniciado pela questão fundamental, a definição do idoso, e que o ser humano começa a envelhecer a partir do seu nascimento, sempre mudando e aprendendo.

Foram debatidos ainda outros temas, como Gestão: programas e projetos, ações e serviços; Financiamentos: Fundos da Pessoa Idosa e orçamento publico; e participação: Política e controle social. Sendo que as sugestões serão encaminhadas pelos Delegados que representarão o município para o congresso Estadual que será realizado ainda este ano.