Assis inclui campanha “Maio Amarelo” no Calendário Oficial e reforça compromisso com a segurança no trânsito

por Analli Venâncio última modificação 07/07/2025 22h40
Aprovado pelo Legislativo Municipal, projeto foi apresentado pelo vereador Paulo Paçoca
Assis inclui campanha “Maio Amarelo” no Calendário Oficial e reforça compromisso com a segurança no trânsito

A cidade de Assis passa a contar oficialmente com a campanha “Maio Amarelo” em seu Calendário Oficial de Eventos, conforme PROJETO DE LEI Nº 70/2025 aprovado pelo Legislativo Municipal, apresentado pelo vereador Paulo Paçoca (PSD). A campanha, que será realizada anualmente durante o mês de maio, tem como principal objetivo promover a conscientização e a educação em defesa da vida e da segurança no trânsito.

Inspirada em um movimento internacional, a campanha busca alertar a sociedade sobre os altos índices de acidentes de trânsito e suas graves consequências. O símbolo do movimento será o tradicional laço amarelo, que representa atenção, cuidado e responsabilidade nas vias.

Durante o mês de maio, o Poder Público Municipal poderá firmar parcerias com entidades da sociedade civil, órgãos públicos e empresas privadas, com o intuito de promover ações educativas, campanhas de prevenção, palestras e mobilizações públicas voltadas à formação de uma cultura de paz no trânsito.

A justificativa do projeto destaca a urgência da pauta pois o trânsito brasileiro ainda registra índices alarmantes de acidentes, muitos deles fatais ou com sequelas permanentes. A adoção de medidas preventivas e de conscientização é considerada uma estratégia eficaz para salvar vidas e reduzir o impacto social e econômico desses eventos.

Essa campanha é um alerta necessário para todos nós. O trânsito precisa ser um espaço de respeito e responsabilidade. Com o Maio Amarelo, queremos mobilizar Assis a refletir sobre atitudes que salvam vidas,” declarou o vereador Paulo Paçoca, autor da proposta.

A escolha do mês de maio segue a diretriz proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), que decretou, em 11 de maio de 2011, a década de Ação para Segurança no Trânsito. Desde então, o mês de maio se tornou referência internacional para o balanço e intensificação das ações em prol da segurança viária.