Aprovado Projeto de Lei que Institui a "Semana Municipal da Capoterapia" em Assis

A Câmara Municipal de Assis aprovou, na 31ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 66/2025, de autoria do vereador Paulo Mattioli, que institui a Semana Municipal da Capoterapia no calendário oficial do município, cujo evento será celebrado anualmente na primeira semana de outubro.
A Capoterapia é uma prática terapêutica baseada em movimentos da capoeira, adaptada para idosos e pessoas com pouca experiência em atividades físicas. A proposta visa estimular a prática de exercícios, promovendo saúde, bem-estar e inclusão social.
Em Assis, a Capoterapia já existe há alguns anos, atualmente, aulas são promovidas pelo Mestre Sabará e realizadas com grupos no Centro de Convivência do Idoso, na Unesp, ao ar livre, no Parque das Águas, e outros locais.
Para o Poder Legislativo, a Capoterapia é uma importante ferramenta de promoção da saúde e do fortalecimento da cidadania. Um Projeto que agora, ganha caráter oficial. Um passo significativo para consolidar e ampliar a prática no município, cujos benefícios já são perceptíveis, especialmente entre o público idoso, com avanços na autoestima, mobilidade, funções cognitivas e no convívio social.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis