Aprovado o Projeto de Lei de Incentivo à Educação Financeira

por Giovani Franco última modificação 13/05/2022 14h18

Foi aprovado na Sessão da Câmara o Projeto de Lei do vereador Alexandre Cachorrão, Presidente da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento e Empreendedorismo, que inclui no Calendário Oficial do Município a Semana Municipal de Incentivo à Educação Financeira.

O objetivo do projeto é que o município possa desenvolver e incentivar fóruns, palestras, encontros, atividades e ações para promover a conscientização da população em todas as faixas etárias sobre os conceitos, conhecimentos e a importância da educação financeira na vida das pessoas. Para este fim, poderá ser feitas parcerias com instituições publicas e privadas para este fim.

Um convênio assinado recentemente entre o Ministério da Educação (MEC) e a Comissão de Valores Mobiliários, irá capacitar professores com cursos gratuitos, por meio de um programa de incentivo à Educação Financeira nas escolas a fim de tornar tais temas cada vez mais presentes nas escolas de todo o país. Também foi lançada no Brasil a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) que é uma política pública com a finalidade de promover a educação financeira da população.

Segundo a recente pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo quase 78% da população está endividada no Brasil. O número é 10 vezes maior do que o registrado em março de 2021 e a maior proporção já registrada nos 12 anos do levantamento.

No uso da Tribuna Alexandre agradeceu o voto favorável ao projeto de todos os vereadores e destacou a sua importância. “Estamos vivendo dias difíceis, a inflação penalizando o consumidor, serviços e produtos de todos os gêneros subindo diariamente, o que leva o cidadão a adotar conhecimentos financeiros para reorganizar seus gastos”.

Fonte: Vereador Alexandre Cachorrão