Aprovada a Lei do “Ferroviário” e do “Caminhoneiro” do Vereador Alexandre

por ouvidoria — última modificação 27/01/2021 00h12
Dois Projetos de Lei de grande importância cultural do Vereador Alexandre Vencio, popular Alexandre Cachorrão, foram aprovados na Sessão Ordinária do dia 22 passado.

O DIA DO FERROVIÁRIO

O primeiro Projeto de Lei institui no Calendário Oficial do Município de Assis o “Dia Municipal do Ferroviário” a ser comemorado no dia 30 de junho de cada ano, e deverá fazer parte das festivas comemorativas do aniversario de Assis. Caberá a FAC o incentivo e o fomento às atividades comemorativas inerentes a esta Lei como, eventos, homenagens, exposições, atividades escolares, atividades no Museu do Ferroviário “Agenor Francisco Felizardo”, entre outros.

Fator relevante, além da data histórica da fundação de Assis, foi à recepção dos trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana em 1914. Isto significou o primeiro e consistente impulso do desenvolvimento histórico, econômico e político da cidade. Com a abertura oficial dos trilhos em 1915 e com a chegada de aproximadamente quinhentas famílias de ferroviários, isto repercutiu de pronto e o povoado passou a Distrito de Paz, ponto culminante para o crescimento da cidade.

Tal projeto vem a reconhecer e homenagear os ferroviários que foram um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento de Assis, bem como ressaltar todo legado histórico e o grande acervo cultural deixado em nossa cidade, ressaltou o vereador no uso da Tribuna.

O DIA DO COMINHONEIRO

Tal Projeto de Lei institui no Calendário Oficial do Município de Assis o “Dia Municipal do Caminhoneiro” a ser comemorado no dia 16 de setembro de cada ano, dia também que se comemora o Dia Nacional do Caminhoneiro em todo Brasil.

Caberá à Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo o incentivo e o fomento das atividades inerentes a esta Lei como eventos, homenagens, palestras, atividades de lazer e encontros no Parque de Exposições Jorge Alves de Oliveira (FICAR), onde ao lado, serão instaladas modernas instalações do SEST (Serviço Nacional de Transporte) e SENAT (Serviço Nacional de Aprendizado no Transporte).

Responsável por transportar as riquezas produzidas em Assis e região, estes profissionais cruzam as estradas do Brasil, deixando em casa sua família e enfrentando muitas dificuldades em seu cotidiano como, assaltos, distancia, saudade da família, e muitas vezes, varam a noite sem dormir para ganhar o seu sustento.

Segundo o Vereador, a instituição do Dia do Caminhoneiro tem por objetivo comemorar, homenagear e reconhecer o trabalho destes profissionais que participam ativamente do desenvolvimento e da economia de nosso município.