Aposentado ferroviário revela talento na arte de transformar madeira descartada em miniaturas detalhadas

Assista a reportagem - clique aqui
Há três anos, Paulo César, aposentado ferroviário, descobriu uma nova paixão e habilidade; transformar pedaços de madeira seca e opaca, que seriam descartados, em verdadeiras obras de arte. Seu trabalho consiste na criação de miniaturas e utensílios, que chamam a atenção pela riqueza de detalhes e acabamento.
“Para finalizar cada peça, o tempo de trabalho varia bastante. Em média, consigo produzir até duas obras por mês, dependendo do modelo e da complexidade da encomenda, que pode levar até 30 dias para ficar pronta. Além disso, dou ao cliente a opção de escolher as cores da madeira e os detalhes realistas”, explicou Paulo César.
O artesão confessa se surpreender com a perfeição de suas próprias criações, resultado de um olhar atento e rigoroso para cada detalhe. Ao seu lado, a esposa Denise é uma incentivadora constante e também uma crítica criteriosa.
“Eu vibro a cada nova peça finalizada. Ele sempre me pergunta o que achei, e é assim que construímos esse amor pelo trabalho, vendo o talento dele evoluir a cada dia”, elogia Denise Perini.
Foi ela quem motivou Paulo a participar de um concurso nacional, onde o artesão conquistou o segundo lugar.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis