Alexandre quer a “Queima do Alho” e o “Museu do Tropeiro” na FICAR 2015

por Luciano Stengel última modificação 27/01/2021 00h11
Segundo Alexandre a Queima do Alho será inédito em Assis e um dos maiores eventos culturais da região.

O vereador Alexandre Cachorrão Presidente da Comissão da Juventude da Câmara Municipal, durante a sessão desta segunda, 11, enviou requerimento ao prefeito solicitando a possibilidade de realizar a “Queima do Alho” e a organização do “Museu do Tropeiro” durante a FICAR 2015.

O nome Queima do Alho era dada ao almoço das comitivas de peões de boiadeiro durante suas longas viagens, composta por feijão gordo e arroz carreteiro. O evento se tornou uma importante tradição culinária e cultural idealizada em Barretos, e hoje, é realizada em muitas cidades, cujo, principal objetivo promover é a cultura tropeira. Segundo Alexandre, realizando a Queima do Alho em Assis estaremos valorizando e divulgando a nossa cultura local.

Também, no dia 12 de outubro é realizada a tradicional cavalgada em Louvor a Nossa Senhora Aparecida e em comemoração ao “Dia Municipal do Tropeirismo e da Cultura Raiz”, que este ano completará 10 anos de tradição e será uma ótima oportunidade para a realização deste evento culinário.

Já o Museu do Tropeiro, é um espaço no recinto para a visitação do público, onde cada Comitiva de Tropeiro possa expor carros de bois, troles e artefatos ligados à cultura raiz e tropeirismo. Um local estratégico onde os visitantes da FICAR terão a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura raiz de nossa cidade.

“Vou trabalhar esta ideia em parceria com prefeito e com a presidente da Comissão Organizadora Sr. Nilza Ferreira, que já demonstrou total apoio e grande interesse em realizar o evento e organizar o Museu”, ressaltou o vereador que é um grande incentivador da nossa cultura raiz.