Alexandre Cachorrão ressalta a importância do empreendedorismo para a geração de empregos

por Giovani Franco última modificação 07/06/2022 14h41
Na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 06, o vereador Alexandre Cachorrão usou os 10 minutos da Tribuna Livre para destacar a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento do município.
Alexandre ressaltou que o empreendedorismo vem assumindo um papel estratégico no desenvolvimento econômico das cidades. Um levantamento feito pelo Sebrae mostrou que, em 2021, o Brasil registrou o recorde onde 80% das novas empresas abertas no país foram à modalidade de microempreendedores individuais (MEI). Isto mostra o forte impacto na economia e vem sendo incentivado por medidas de estímulos para alavancar a recuperação econômica do país.
Na Associação Comercial de Assis (ACIA) funciona o SEBRAE AQUI, unidade do SEBRAE que é referência em todo estado pelo grande número de atendimentos. Nesta unidade é possível abrir uma MEI de forma rápida e sem custos, além de documentos, consultorias e orientações gratuitas para o empreendedor.
Uma parceria o SEBRAE e o Conselho Jovem Empreendedor da ACIA estão desenvolvendo vários projetos e foi recentemente criado o “Tempere seu Negócio” voltado para o seguimento de gastronomia e alimentação fora do lar. São oferecidos cursos, palestras e haverá um treinamento para garçons. O SEBRAE também disponibilizou um ônibus gratuito para levar empreendedores para a FISPAL maior feira de tecnologia de alimentos e inovação da América latina, que acontecerá essa semana.
Outro curso disponibilizado pelo Sebrae é o “Programa Pet Vet” voltado para o mercado pet que acontecerá do dia 20 a 23 de julho de forma online e gratuito. Serão palestras com vários temas, certificado e consultoria individual para alavancar o mercado pet no município.
Em julho acontecerá em Assis o EMPRETEC, um dos maiores programas de formação de empreendedores do mundo, realizado em mais de 40 países e no Brasil é aplicado com exclusividade pelo SEBRAE. Será uma imersão de alto impacto durante 6 dias, de 25 a 30 de julho e acontecerá na ACIA. As inscrições podem ser feitas até 13 de junho.
Alexandre, Presidente da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento, Empreendedorismo e Geração de Emprego da Câmara, destacou que vários projetos estão sendo desenvolvidos com a ACIA, SEBRAE, Câmara Municipal de Assis e Poder Executivo. “Nosso objetivo é fomentar o empreendedorismo local com ações e projetos criando um ecossistema inovador e favorável aos empreendedores”.

Fonte: Alexandre Cachorrão