Alexandre Cachorrão quer implantar Hospital da Criança e um Pronto Atendimento Pediátrico

por Analli Venâncio última modificação 05/03/2024 11h18

O vereador Alexandre Cachorrão (PDT), no ano passado, enviou um ofício à Secretaria de Saúde de Assis solicitando apoio para viabilizar o Hospital da Criança em Assis, entretanto, conforme o parlamentar, a resposta não foi satisfatória.

“A situação atual vem se agravando a cada dia, iniciei novos contatos, enviei ofícios para vários órgãos e lideranças, e a receptividade à ideia de viabilizar o Hospital da Criança foi muito positiva”, explicou.

De acordo com o parlamentar, foram enviados ofícios para a Santa Casa, Hospital Regional, Faculdade de Medicina da FEMA, CIVAP, DRS de Marília, Gilberto Kassab, Secretário Estadual de Governo, Arthur Lima, Chefe da Casa Civil do Governo de São Paulo e DR. Eleuses Paiva, Secretário Estadual de Saúde e Deputado Federal Mauricio Neves.

Alexandre Cachorrão, afirma estar preocupado com esta situação, que segundo ele vem se agravando a cada dia, o vereador afirma que iniciou novos contatos e enviou ofícios para vários órgãos e lideranças.

"A receptividade à ideia de discutir a viabilidade do Hospital da Criança e um Pronto Atendimento Pediátrico em Assis, foi muito positiva", comentou.

A pesquisa feita pelo parlamentar em cidades que possuem Hospital da Criança apresentou alguns pontos:

Conhecimento - Hospital da Criança está sempre por dentro das últimas pesquisas, traz referências do mundo inteiro e é um dos primeiros a colocar em prática as tendências mundiais em cuidados infantis.

Experiência com foco - Num lugar focado e por onde passam milhares de crianças por ano há uma concentração de conhecimento.

Profissionais de todas as especialidades - De uma gripe a uma doença rara, o Hospital da Criança está preparado, com profissionais de todas as especialidades.

Equipamentos - Por exemplo, por mais que você abaixe uma cadeira de adulto, ela continuará alta para a criança. Num hospital infantil, até as cadeiras são feitas pensando nos pequenos – as coisas não são simplesmente adaptadas.

Os móveis são desenhados para não machucar. Os equipamentos, como o Raio-x, por exemplo, estão calibrados para as crianças. Da mesma forma, o Hospital da Criança tem instrumental cirúrgico próprio para elas.

Instalações adequadas - O hospital inteiro é dedicado às crianças. Não dá nem para dizer que elas são prioridades, porque é mais que isso: o espaço é só delas! Todas as instalações são feitas para crianças.

Ambientes de internação - O ambiente de internação procura ser confortável e seguro como a casa.

Orientação - O acompanhante tem papel fundamental, já que a criança nunca está sozinha. Os hospitais pediátricos são centrados na família. Um exemplo disso é que os pais ou responsáveis podem ter acompanhamento psicológico e orientações.

Exames - O Centro Diagnóstico disponibiliza exames raramente encontrados em hospitais gerais. Dependendo do tipo de exame, quando a criança é muito pequena e não consegue cooperar, ele é realizado sob anestesia ou em centro cirúrgico. Em relação aos exames laboratoriais, também seguem procedimentos próprios para as crianças, com coleta de menos sangue e coletadores especializados.

Ambiente - O ambiente é todo pensado para aliviar o estresse, os medos, as aflições das crianças e de seus pais, com playgrounds, voluntários, contadores de histórias, músicos, etc.

Farmacêuticos Especializados - Todo o arsenal de materiais e medicamentos é diferente de uma criança para um adulto. Há controle de um farmacêutico sobre todas as prescrições;

Alimentação - A alimentação em um hospital pediátrico tem papel muito importante. Há um lactário e os nutricionistas são especializados em crianças, preparando um cardápio infantil, que não é apenas adaptado com menor quantidade de comida.

Horários Flexíveis - Um hospital infantil tem horários flexíveis na medida do possível. Isso se aplica para facilitar os horários dos pais e aos exames, para diminuir o impacto do desconforto do jejum.

Níveis baixos de Infecção - Um hospital pediátrico costuma ter níveis muito baixos de infecção, pelo próprio perfil de doenças que atende.

Rapidez no reconhecimento das doenças - Uma criança pode ir de pouco doente para doente muito rápido. A equipe de pediatria reconhece os sinais de alerta e pode agir rapidamente, o que é fundamental no tratamento.

Treinamento - Uma criança pode não ser sempre capaz de lhe dizer o que está errado. Uma equipe altamente treinada no atendimento pediátrico tem as habilidades de diagnóstico e de comunicação para chegar ao coração do problema.