Alexandre Cachorrão e Rotarys destacam o mês da Síndrome Alcoólica Fetal

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h11
Vereador Alexandre é autor da Lei que institui a política municipal de combate a SAF

Foi aprovado no final de 2014, com o apoio fundamental dos Rotarys Clubes de Assis a Lei 5.953/2014 de autoria do vereador Alexandre Cachorrão - Presidente da Comissão da Juventude da Câmara Municipal, que institui a política de prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal – SAF no município de Assis a ser realizado oficialmente no mês de setembro com o apoio da Secretaria de Saúde.

Síndrome Alcoólica Fetal é o termo usado para descrever os danos e os problemas causados no feto quando a mãe ingere álcool durante a gravidez. Estes danos não tem cura e varia desde deformidades na face e retardos mentais a problemas no sistema nervoso central, coração, rim, restrição no crescimento. Mais tarde, outros problemas podem surgir como dificuldade de aprendizagem, falta de memória, desordens auditivas, dificuldade de relacionamento, comportamento sexual inadequado, entre outros.

O Rotary Clube de Assis Fraternal, Rotary Clube Assis Norte, Rotary Clube Assis do Vale e Rotary Clube de Assis em parceria com a Câmara Municipal Comissão da Juventude, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Assis estão desenvolvendo um trabalho estratégico de divulgação e conscientização sobre os problemas causados pela SAF em nossa cidade.

A campanha compreende ampla divulgação e uma vasta programação de atividades de conscientização no mês de setembro como, panfletagens em pontos estratégicos e postos de saúde, palestras, teatros e divulgação nas mídias como rádios, jornais, tvs, sites e demais veículos de comunicação.

Alexandre destaca que o trabalho e empenho dos Rotarys de Assis sobre este tema é fundamental para o nosso município. “Esta conscientização é muito importante para protegermos a saúde do feto, ainda indefeso e sem escolhas, como também a saúde da mulher”, observa o vereador.