Alexandre Cachorrão destina recurso para cirurgias de catarata

por Matheus Dorácio última modificação 16/02/2024 15h36

O vereador Alexandre Cachorrão, Presidente da Frente pela Geração de Emprego, Empreendedorismo e Desenvolvimento da Câmara de Assis, destinou parte da sua emenda impositiva para a realização de Cirurgias de Cataratas.

Emenda Impositiva é uma verba proveniente de uma pequena porcentagem do orçamento público municipal que o vereador pode destinar para ações e projetos em prol à população.

A catarata, que atinge principalmente pessoas acima de 60 anos, é uma lesão que deixa opaco o cristalino, o que pode levar a pessoa a ter desde uma visão levemente turva até quadros mais graves que comprometem a visão. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, no Brasil surgem 120 mil novos casos por ano da doença, que atinge 17,6% da população entre 55 e 65 anos.

Segundo Alexandre, a única medida contra a doença é a cirurgia, e muitas pessoas não tem acesso a hospitais particulares, tendo de esperar meses na fila do SUS. O valor destinado pelo vereador foi de R$ 5.000,00 junto ao orçamento da Secretaria Municipal de Saúde.