Vereador Alexandre Apresenta Projeto de Desenvolvimento Rural

por nilton — última modificação 27/01/2021 00h12
durante a sessão ordinária desta segunda feira, o Vereador Alexandre Vencio, popular Alexandre Cachorrão, apresentou Projeto de Desenvolvimento Rural e Social com a planta bioativa considerada a descoberta da década.
Durante a sessão ordinária desta segunda feira, o Vereador Alexandre Vencio, popular Alexandre Cachorrão, apresentou Projeto de Desenvolvimento Rural e Social com a planta bioativa considerada a descoberta da década.

Em 2007 o Vereador Alexandre fez um curso no Paraná chamado Programa Empreendedor Rural, com o objetivo de desenvolver uma nova gestão no campo, e elaborou um projeto de desenvolvimento rural para o Vale do Paranapanema. Observando os aspectos da nossa região, como clima, vegetação, custo de produção e que agregasse mais renda ao homem do campo, o projeto elaborado foi sobre Apicultura (criação de abelhas) e de Ora-pro-nobis (super planta), que na ocasião, ficou selecionado entre os 20 melhores do estado do Paraná.

Alexandre chegou à sessão, acompanhado de um arbusto causando estranheza a todos. Na tribuna, apresentou aos companheiros como Ora-pro-nobis (Pereskia Aculeata). Trata-se de uma super planta que pode ser protagonista de grandes projetos sociais e ainda saciar a fome de milhões de brasileiros. Popular do estado de Minas Gerais esta sensacional planta é muito usada nas pequenas propriedades rurais como cerca viva por possuir muitos espinhos. Mais o que chamou a atenção dos cientistas de varias universidades do Brasil, é a sua rusticidade e a quantidade de proteínas e outras substancias que são encontradas nas suas folhas.

A Ora-pro-nobis é uma planta bioativa ou medicinal que atinge até três metros de altura e produz folhas verdes comestíveis o ano todo, com uma concentração surpreendente de 25% de proteína, as quais 85% são digestíveis pelo organismo humano, apresentando níveis superiores quando comparados à soja, espinafre, couve e alface. E não para por aí, suas folhas são ricas em vitaminas A, B e C, sais minerais como cálcio, fósforo e ferro e são ricas em Lisina, um aminoácido não produzido pelo organismo humano com papel importante na formação de anticorpos, hormônios e enzimas. Pode ser consumida em forma de salada, preparada em outros pratos, e, quando desidratada, sua farinha pode ser incorporada na fabricação de pães e bolos. Adapta-se muito bem a qualquer tipo de solo, suporta variações climáticas e em dois anos já está adulta.

O vereador propôs que nosso município desenvolvesse projetos com esta planta, que podem trazer ótimos resultados à nossa cidade e região.

Resultados econômicos para o homem do campo. O produtor rural pode lucrar muito com este cultivo na propriedade como cerca viva, alimentos saudáveis o ano todo, vendendo como hortaliça, produzindo alimentos ricos em proteínas para alimentação de frangos, carneiros, peixes, etc, economizando na ração peletizada.

Resultados sociais. Ter uma alimentação humana riquíssima em proteínas, alimento saudável para a população carente onde poderão cultivar em seus quintais, suplemento alimentar para gestantes e crianças, na utilização da merenda escolar e em outros projetos sociais e na diminuição da demanda os serviços de saúde.

Resultados ecológicos. Não é utilizado nenhum tipo de agrotóxico em seu cultivo.

Resultados culturais. A valorização da culinária regional.

Alexandre agradece o carinho e o apoio desprendido pelos assisenses o Professor Schimit Mestrado em Agronomia e sua esposa Sra. Ivone Schimit Doutora e Mestrada que são cultivadores, amantes e divulgadores desta planta em todo Brasil e nos ajudou muito no projeto