26 de julho: Câmara institui Dia do Tradutor e Intérprete de Libras no calendário municipal

por Analli Venâncio última modificação 24/04/2024 12h09

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), passa de dez milhões o número de pessoas surdas no Brasil.

O vereador Pastor Edinho (Republicanos) apresentou no plenário (22/4) um projeto que cria o Dia Municipal do Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

“O objetivo é valorizar os intérpretes e tradutores da LIBRAS que atuam em nosso município, bem como o trabalho desses profissionais. Hoje, muitos telespectadores, entre surdos e ouvintes, acompanham o trabalho desta Casa de Leis”, ressaltou.

SOS Surdo

Ferramenta utilizada para registrar de forma gratuita a falta de acessibilidade, reclamações e denúncias.

Como funciona?

Através da plataforma, o usuário se cadastra e pode criar uma "reclamação", indicando qual o problema e os detalhes da dificuldade que passou. Através da ferramenta, ele também pode enviar fotos e vídeos para dar base ao texto enviado.

Após isso, a equipe SOS Surdo (Analistas) irá notificar a empresa enviando e acompanhando a reclamação publicada pelo usuário, a fim de sanar o problema e ajudar a empresa a estar em conformidade com a Lei.

A "Reclamação" do usuário em nossa plataforma tem poder de declaração. Caso a empresa notificada não responda à notificação, além de ter a sua imagem prejudicada pelo fato ocorrido, ficará sujeita a processos e punições previstas na Lei.

Fonte: https://www.sossurdo.com.br/

PROJETO DE LEI Nº 51/2024