“Acontece no Firmino” leva os alunos para o universo da comunicação
Assista a reportagem - clique aqui
A instituição de ensino municipal Prof. Firmino Leandro, estão mostrando que também podem ocupar o lugar de repórteres, entrevistadores, pesquisadores e produtores de conteúdo.
O projeto “Acontece no Firmino” já faz parte da rotina da escola há alguns anos, inicialmente em formato impresso. Neste ano, a proposta ganhou novos caminhos e passou a funcionar também como jornal digital e espaço de divulgação nas plataformas da escola, levando para além dos muros da unidade os projetos, atividades e experiências vivenciadas pelos estudantes.
E eles não ficam apenas nos bastidores. Os próprios alunos participam da produção dos conteúdos, pesquisam sobre os entrevistados, elaboram textos e realizam entrevistas, sempre com a orientação dos professores.
A proposta foi apresentada à comunidade escolar durante um evento que reuniu personalidades de diferentes áreas, entre elas política, educação e comunicação. E quem assumiu os microfones e fez as perguntas foram justamente os estudantes.
Segundo a coordenadora pedagógica, Tatiane de Moraes, a mudança para o formato digital partiu dos próprios alunos.
“Os próprios alunos identificaram a necessidade de um jornal em formato digital e preferiram fazer essa opção. Eles têm acesso aos números de visitantes, fazem os textos, produzem e pesquisam sobre os entrevistados, sempre com orientação dos professores, para que possam publicar e colocar o conteúdo no blog da escola”, explicou.
Da sala de aula para a reportagem
Entre os estudantes que já estão descobrindo a área da comunicação está Alice Onça, de 11 anos. A experiência com o projeto despertou uma nova possibilidade para o futuro.
“Eu estava pensando em ser professora ou advogada, mas agora, com esse projeto de repórter, penso em ser também, porque acho muito interessante ficar sabendo da vida das pessoas e ficar entrevistando”, contou Alice.
Para a direção da escola, o projeto também cumpre outro papel importante: aproximar as famílias do cotidiano escolar.
O diretor da EMEIF Prof. Firmino Leandro, Ed Carlos Pedroso, destaca que o jornal digital permite que pais e responsáveis acompanhem mais de perto as atividades realizadas pelos estudantes.
“A gente quer trazer as famílias mais para perto da nossa unidade. Nosso jornal digital disponibiliza os links e, assim, todos conseguem saber o que acontece na nossa escola. Fazemos a divulgação das nossas atividades. A leitura hoje é fundamental, principalmente quando nossas crianças têm acesso desde cedo, porque sabemos que a leitura e a informação são essenciais na vida dos seres humanos”, afirmou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis