17 de maio: Dia de Luta contra LGBTfobia

por Analli Venâncio última modificação 18/10/2023 12h27

O dia 17 de maio será a partir de agora, o “Dia de luta contra LGBTfobia”, o projeto apresentado durante a 35ª sessão ordinária (16), obteve 10 votos favoráveis, a presidente da Câmara, Viviane Del Massa (PP), em 2021 apresentou o mesmo projeto, porém, na ocasião a propositura foi rejeita com 12 votos contrários.

Ao defender o projeto, Viviane Del Massa se emocionou no plenário.

“Dessa forma, hoje estou mais uma vez procurando implantar boas práticas da política, buscamos garantir os direitos de amenizar as dores que a nossa sociedade causa ao grupo de LGBTQIA + e tranquilizar as famílias, pois enquanto seus filhos saem elas ficam com medo de não voltarem para casa. Pelos Joões, Marias, Josés, Lucas, Thiagos, Felipes, Antônios, pois todos eles também têm famílias e foram gerados com muito amor”, discorreu.

O vereador Fernando Sirchia (PDT) , se manifestou favorável ao projeto, disse que apesar da Constituição Federal prever os direitos, a sociedade insiste em colocar barreiras na plenitude dos direitos.

“Eu acredito que nós, enquanto Legislativo Municipal, estamos fazendo a nossa parte mínima, que é trazer essa discussão para a nossa cidade incluindo no calendário Municipal uma data que vai discutir, conscientizar e trazer esse assunto. Nós temos que tratar os iguais no regime de sua igualdade e os desiguais na proporção de sua desigualdade. Esperamos trazer um pouco de justiça”, enfatizou Sirchia.

Luis Antonio Ramão (PSD), durante justifica de voto, reafirmou o que está previsto em lei: A discriminação de orientação sexual e identidade de gênero é crime.

“Por vezes nós votamos projetos nesta Casa de Leis, algo parecido entre si e damos tratamentos diversos, porém não distantes, tenham a mesma finalidade. Isso me fez lembrar um pequeno texto para nossa reflexão, é sobre duas gotas de orvalho que juntamente com outras caíram durante a noite, uma delas caiu sobre a pétala de uma flor e com os primeiros raios do sol, brilhava e parecia um cristal. A outra caiu na terra e foi pisada por pés humanos inadvertidos. Qual a diferença entre elas? Por acaso não vieram do mesmo céu e do mesmo Deus?”, indagou.

Vinicius Simili (PDT), durante justificativa de voto, ressaltou a importância do respeito independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero.

“A Câmara Municipal tem o dever de respeitá-los e apoiá-los, as escolhas dizem respeito à individualidade de cada um e é obrigação da sociedade fazer com que essas pessoas sejam notadas e vistas. Ninguém aqui quer mais ou quer menos, nós queremos apenas que as pessoas sejam respeitadas. Eu gostaria de enaltecer a coragem da presidente desta Casa de Leis, enaltecer a grandeza da propositura e apoiar a causa. Eu falo pelo meu irmão, pela minha família e falo por vocês que estão aqui neste dia, para que sejam lembrados e respeitados”, afirmou.

Alexandre Cachorrão – SIM

Tenente Genova – ABSTENÇÃO