Vereador Paulo Paçoca cobra campanhas educativas no trânsito e questiona quantidade de multas em Assis

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 2 de julho, na Câmara Municipal de Assis, o vereador Paulo Paçoca utilizou a tribuna para cobrar mais ações educativas no trânsito da cidade e questionar a quantidade de multas aplicadas neste ano. Segundo ele, um levantamento feito por meio do Portal da Transparência revela que o município arrecadou mais de R$ 200 mil em multas nos cinco primeiros meses de 2025, com média de 200 autuações por mês. E que o estado, através da Polícia Militar, arrecadou cerca de R$ 300 mil, também nas punições aplicadas na cidade.
“Eu acredito que não tem nenhum vereador aqui que não tenha recebido reclamação da população sobre o alto índice de multas aplicadas pelo Departamento de Trânsito. O que a gente precisa é de educação no trânsito, não de punição imediata”, afirmou o vereador.
Paçoca enfatizou que a intenção não é impedir a fiscalização, mas mudar a abordagem. “A prefeitura não pode parecer que quer apenas arrecadar dinheiro com multas. A gente quer que haja um trabalho educativo com os motoristas”, pontuou.
O vereador apresentou um requerimento oficial à prefeita Telma Gonçalves, solicitando informações detalhadas sobre a quantidade e os valores das multas aplicadas no município, reforçando o papel fiscalizador do Legislativo.
“No nosso papel de vereadores, temos a responsabilidade de acompanhar e cobrar o que for de interesse comum da sociedade assisense. Por isso, esse pedido de informações é legítimo e necessário”, finalizou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis